Verdade na Vida


"Puríssima é a Tua palavra; por isso, o teu servo a estima. Pequeno sou e desprezado; contudo, não me esqueço dos Teus preceitos. A Tua justiça é justiça eterna, e a Tua lei é a própria verdade." (Salmos 119.140-142)

Como me edifica ler as palavras do salmista declarando as verdades de Deus! Ou melhor, a verdade de Deus! Num mundo de tantas "verdades", onde tudo depende do ponto de vista de cada um, onde tudo é relativo, concluímos: tudo pode ser verdade, bem como tudo pode ser mentira. Que coisa cruel! Já não bastassem as dificuldades e atrocidades desse "mundo tenebroso", como diria Frank Peretti, as pessoas não têm segurança em nada, não têm certeza de nada, não sabem exatamente no que acreditam e nem sabem se acreditam mesmo. Elas podem ir pro céu, pro inferno, pro Alaska... Tanto faz. Dizem que a única certeza que temos é a da morte! Tudo bem, não quero ser implicante, entendo o que querem dizer. Mas definitivamente (e glória a Deus por isso), essa não é a minha única certeza!

Creio em Jesus Cristo, filho do Deus Altíssimo, aquele que era, que é e que há de vir, que nasceu de mulher virgem pelo poder do Espírito Santo, viveu sem pecado, morreu numa cruz e ressuscitou dentre os mortos, para salvar todo aquele que crê, ou seja, aqueles que foram escolhidos desde antes da fundação do mundo, chamados eficazmente e justificados pelo Seu sangue em amor! Eu não duvido de nada disso! Aí você pode me dizer: "E daí?" E daí que esta é A VERDADE que liberta o homem! Não sou o dono dela, nem alguma religião o é. Mas Jesus Cristo é a própria Verdade, o verdadeiro Caminho e a verdadeira Vida! Não há salvação fora Dele, ainda que os homens pareçam bons, que tenham atitudes consideradas boas. Afinal, não há ninguém que possa se salvar por suas próprias obras, porém estas acompanham a vida daquele que foi salvo! Por isso, essa não é uma verdade apenas, mas A VERDADE de que o mundo precisa. O orgulho, a vaidade, a arrogância, a mente cauterizada pelo pecado obscurece a visão dos seres humanos para que vejam que nada têm, se não receberem do Alto. Mas aquele que foi alcançado pela graça pode dizer: "a Tua graça me basta". 

O salmista diz ainda "pequeno sou e desprezado, contudo não me esqueço dos Teus preceitos". A intimidade com o Pai muitas vezes nos faz enxergar defeitos, limitações, deformidades até então ignoradas. Isso acontece muito comigo. Mas há um propósito. Vale dizer que o salmista também tinha em mente lutas específicas e perseguições. Porém o reconhecimento destas coisas não o destrói, mas faz dele mais e mais dependente do poder de Deus, esse sim capaz de nos fazer fortes no dia mau. O poder de Deus constrói, nos aperfeiçoa em meio às nossas fraquezas.

E os preceitos do Senhor? Que lugar têm? São ainda mais valorizados. Muitos encaram a lei do Senhor como escravizadora, ruim, "estraga prazeres", etc. Mas, escuta bem, meu querido: TUDO, EXATAMENTE TUDO, que o Senhor disse na Sua Palavra é bom, é para a nossa própria felicidade (não essa enlatada dos filmes hollywoodianos, porém, melhor, a que nos deixa em sintonia com nós mesmos, com Ele, com a vida), é também para nos livrar do mal. Contudo, quantas vezes caminhamos pelos nossos próprios olhos, ao invés de aplicarmos os princípios e valores bíblicos encontramos desculpas de forma legalista ou na "cara-de-pau" só para pecar mais, curtimos um bocado por algum tempo, até que... Nos damos conta do terrível abismo no qual caímos! E para sair de lá... Muita dor, muito tempo, quando se sai! O pior abismo não é uma doença, um divórcio, uma gravidez indesejada, um acidente, um vício. Embora estas coisas tragam conseqüências para toda uma vida, o pior abismo que um homem pode viver é aquele entre ele e Deus.

Carecemos de afeto profundo, do tipo que só Deus pode nos dar. Nenhum outro afeto nos sacia, mas a água que Jesus nos dá sacia a sede mais profunda de nossa alma. Sede de amor. Sede de justiça. Sede de Sua Verdade.

Comentários

  1. "Carecemos de afeto profundo, do tipo que só Deus pode nos dar. Nenhum outro afeto nos sacia, mas a água que Jesus nos dá sacia a sede mais profunda de nossa alma. Sede de amor. Sede de justiça. Sede de Sua Verdade."
    É amado e como carecemos desse amor, e profundas são as palavras q o Espirito Santo colocou em seu coração, por isso as destaquei aqui.
    Lindo! Eu recebo essa palavra como águas fluindo dentro de mim. Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir

Postar um comentário