Atitudes Sustentáveis


Sustentabilidade não só é a palavra do momento, como traz consigo uma mensagem urgente e importante, nos desafiando à reflexão e à ação. Infelizmente poucos conhecem seu significado e/ou a praticam. E você? Sabe o que ela significa?

Segundo uma das definições encontradas na Wikipédia, sustentabilidade é "promover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido". Nas palavras de Jesus seria o mesmo que "amar ao próximo como a si mesmo".

É pensarmos e repensarmos o mundo, nossas atividades, nossos hábitos, o que consumimos, o que exploramos, nossas manias, o que almejamos - e agirmos de forma a garantir um mundo melhor para nós, para nossos filhos, para nossos queridos e para os outros seres vivos (humanos ou não) sem distinção. Sustentar é o mesmo que "manter vivo". Se destruímos o nosso planeta, se esgotamos os seus recursos naturais, se poluímos o ar e o solo, se praticamos a caça predatória ou se não cuidamos bem dos animais de nossa propriedade, estamos fazendo morrer a esperança, morrer a razão, morrer a risada, morrer o futuro mesmo.

Cuidar do nosso planeta é urgente! Poderia citar exemplos de pessoas e ações conjuntas que nos inspirariam e desafiariam a atitudes sustentáveis. Mas é nas pequenas coisas, no dia-a-dia, nas nossas conversas, que a sustentabilidade acontece. É não deixar a torneira aberta enquanto faz a barba, é usar sacolas reutilizáveis ao fazer compras, é comprar cadernos feitos com papel reciclado ou provenientes de madeira reflorestada, é fechar a torneira do chuveiro enquanto se ensaboa, é reciclar o lixo caseiro, é descartar apropriadamente pilhas e óleo de cozinha usado, é não construir em áreas proibidas (para o governo, cabe retirar as famílias que estão morando em zonas de risco e dar a elas condições de moradia adequadas), é comprar carros movidos a biocombustíveis, é não deixar lixo enterrado na areia da praia esperando que outro o retire dali, dentre outras ações.

Confesso que tenho muito o que mudar ainda. Não pratico a maioria do que identifiquei acima. Na verdade, talvez apenas os dois primeiros exemplos e o último. Mas tenho refletido bastante sobre o assunto e espero cada vez mais agir sob este princípio. Acredito que podemos influenciar os que estiverem próximos a nós, contribuindo assim para uma conscientização crescente sobre o tema.

Temos uma missão em comum. Se quisermos, podemos ser os heróis reais da história do nosso planeta. Você quer ser mocinho ou vilão? Protagonista ou espectador passivo dos acontecimentos? Seja sustentável hoje. Seja feliz hoje e amanhã.

*Qual é a sua atitude sustentável? Clique aqui e compartilhe sua experiência conosco!

Comentários