Sofrendo Perseguições


"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus." (Mt 5.10)

Quando pensamos em perseguição a cristãos, geralmente pensamos num governo ditatorial que tortura e mata todos aqueles que se propõem a pregar o evangelho em seu território. E a igreja evangélica brasileira geralmente tem duas atitudes: a primeira é a de interceder em oração a favor dos cristãos perseguidos e a segunda é a de agradecer a Deus por estarmos num país democrático e portanto livres desses absurdos. Pronto! Podemos curtir nossos cultos em ambiente refrigerado aos domingos e viver uma vida normal ao longo da semana.

Alguns que estão lendo este artigo também se lembraram do Projeto de Lei 122/2006 que torna crime a discriminação dos homossexuais, cujos termos dão margem para que se coloque um pastor atrás das grades simplesmente por pregar contra o homossexualismo. De fato, se tal lei fosse aprovada (não acredito que será, visto seu caráter claramente inconstitucional), colocaria as igrejas cristãs na parede: ou nos calaríamos, rasgando páginas da bíblia, ou seríamos perseguidos por pregar a palavra de Deus.

Porém, não quero falar sobre nenhum destes dois exemplos reais, porém "drásticos". Mas da perseguição que sofremos fora e dentro das igrejas (infelizmente é o que estou dizendo) quando assumimos uma prática condizente com nossa fé cristã. Ao mesmo tempo em que virar evangélico parece estar na moda, ser um cristão íntegro está longe disso. Por quê? Porque um cristão íntegro denuncia o pecado - e nem precisa usar palavras pra fazer isso. Simplesmente incomoda, incomoda muita gente. E incomoda muito mais os hipócritas.

Um cristão honesto em relação às finanças incomoda os colegas de trabalho que estão armando um esquema fraudulento. E incomoda também o pastor que foge de transparência em relação às contas da igreja. Um jovem cristão que não namora por namorar e que está comprometido com a santidade em seus relacionamentos é tido por alienígena pelos de fora. E nas "fofocas gospel" dentro das igrejas diz-se que só pode ser gay. Um cristão comprometido com a pregação da mensagem bíblica integral é tachado de fanático pelos de fora. E dentro da igreja não tem espaço, pois sua mensagem não é popular.

Infelizmente, queridos, estas coisas acontecem. E muitos cristãos íntegros são perseguidos por causa da justiça de Deus manifestada através de suas vidas. Só fazendo uma ressalva, não me refiro àqueles que têm pose de santinhos, mas aos que de fato testemunham a Verdade com suas atitudes. Estes podem ser caluniados, rejeitados, relegados pelo homem. E serão. Mas de forma alguma por Deus, que a Seu tempo os exaltará. No trecho do Sermão do Monte que lemos acima, Jesus disse que somos bem-aventurados, ou seja, felizes quando perseguidos por estas coisas. Não, não é nenhum masoquismo, ninguém gosta de ser perseguido. Mas há muito mais alegria em estar no centro da vontade de Deus do que tristeza por qualquer outra coisa. Sermos perseguidos por causa da justiça significa estarmos no caminho certo. Como já disse o teólogo John Stott em seu clássico Contracultura Cristã: "Não deve­remos nos surpreender se a hostilidade anticristã aumentar, mas, antes, se ela não existir". Podem até tentar calar a sua voz, mas sua vida sempre será ouvida, quer queiram ou não!

Comentários

  1. Leandro, tem uma frase que gosto muito que diz: Pregue o evnagelho sempre, sepreciso, use palavras. Esse tipo de Cristão que não precisa pregar usando palavras, mas que é visto pelo seu exemplo e testemunho sempre será perseguido, porque aqueles que não sãoCristãos sempre queremachar um mau exemplo nas igrejas para taxar os Cristãos de hipócritas, qdo não conseguem se frustram e perseguem aquele a quem não podem condenar. Seja radical, meu irmão contra o pecado e o mal e q Deus o abençõe muito.

    ResponderExcluir
  2. Amém, Dinara! Essa frase é ótima e expressa bem o testemunho que devemos dar. Mas mesmo assim sofreremos perseguições, não tem jeito. Evangelho fácil não é evangelho de Cristo. Mas glória a Ele que está sempre conosco nesta luta contra o pecado e o mal! Obrigado pela excelente contribuição mais uma vez! Deus a abençoe! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo Leandro. Ser cristão ainda é nadar contra a correnteza. Obrigado pelo post. Que o Senhor te abençõe e te guarde!

    ResponderExcluir
  4. Leandro

    Este é o pior tipo de perseguição. A indiferença dentro de nossas próprias igrejas. Se fugimos do padrão estabelecido somos isolados.

    O "políticamente correto" é o conformismo com as coisas deste mundo que Paulo condena em Romanos 12 1-2.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo e Laguardia, que bom que gostaram do post! O que acrescentaram é a mais pura realidade. Aliás convido a todos que estiverem lendo, que não deixem de ler a passagem acima, pois resume bem a nossa parte nisso tudo e nos garante uma promessa. Obrigado, queridos! Abraço forte!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, gostei muito do post, e esse assunto deve ser tratado pois está bem presente na igreja hoje. Os jovens sem compromisso e as crianças seguindo seus exemplos. Que nós estejamos dispostos a lutar contra isso nas nossas igrejas, para que os de fora possam ver a diferença em nossas vidas!
    Deus abençoe (:

    ResponderExcluir
  7. Meu amado irmão que as benção do céu recaia sobre a sua vida, e que possa respinga em toda a sua familia. já estou te seguindo!Um Abraço do seu irmão Pb. Gidel de Morais

    ResponderExcluir
  8. Ola, Paz
    Muito bom seu blog já estou seguindo.
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Paz!!
    belo blog!
    e otima postagem!!
    que o SENHOR lhe abençoe grandemente!
    um abraço!!
    http://ahoraechegada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Ellen, pb. Gidel, Celeste e Jackson! Em primeiro lugar quero agradecer os elogios ao blog. Confesso que o aumento de visitantes e de comentários nas últimas semanas, como é o caso de vocês, tem servido de incentivo para mim, que desejo melhorar o blog e escrever mais vezes. Conto com vocês para, dentro do possível, divulgar as mensagens aqui transmitidas, recomendar o blog e orar por minha vida. Ellen, de fato os jovens precisam ser referência no mundo e para os mais novos na igreja. Conto contigo nessa missão de sermos e incentivarmos outros a serem assim. Deus os abençoe ricamente, queridos! Abraço forte!

    ResponderExcluir
  11. ORACOES DIVERSAS !!!
    sábado, 19 de janeiro de 2008
    Orações Diversas

    ORAÇÂO DO PERDÃO

    Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham a minha evolução, dedico alguns minutos para perdoar.

    A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que de alguma forma me prejudicaram ou me causaram dificuldades desnecessárias.

    Perdôo sinceramente quem me rejeitou, me odiou me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu.

    Perdôo especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada.

    Reconheço que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter.Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos.

    Iniciei agora uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente.

    Queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas.Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida íntima definitivamente.

    Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram por isso me ajudou a sair do nível comum ao nível espiritualizado em que estou agora.

    Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que elas sejam castigadas pela lei de causa e efeito, nesta vida ou em futuras.

    ResponderExcluir
  12. Sensacional essa postagem sobre perseguições. Aff!
    Já sofri isso bastante. Parabéns pela postagem meu lindo!

    ResponderExcluir
  13. Bacana Leandro , mas acho que quando olhamos essa questão nós imaginamos de cara um cristão mais "perfeitinho", como vc disse o santinho, mas acho importante ressaltar que muitas vezes os que vão sofrer perseguição são aqueles que estão realmente pregando o evangelho no dia-a-dia, aqueles que assim como Jesus não admitem que há lugares onde cristãos não possam ir,que causam estranheza aos demais nas suas atitudes assim como Jesus causava aos fariseus,por exemplo. Esses, muitas vezes, são os mais excluídos e admito que algumas vezes até eu mesmo faço isso e em outras oportunidades me encontro excluído por me espelhar em Jesus.

    E acredito,realmente, que isso tem que ser revisto , mas como e qndo? Me parece que a igreja quer deixar para "educar" os cristãos depois, e compreende como mais justo ter-se que abdicar muitas vezes do certo para nao "escandalizar" outros irmãos ,porque por mais que o que se esteja fazendo seja certo não é comum, então tem que ser deixado de lado, porque já tá tudo no seu lugarzinho,perfeitinho,entende?Em time que tá ganhando não se mexe.

    E esse grande problema,creio eu,está enraizado na questão do homem sempre estar julgando o outro,e além disso por ter medo do estranho, então fica melhor deixar o comum e errado ser feito ao invés do diferente, mas certo.

    Obs:Julgar é coisa do nosso feitio, mas não é a nossa função.

    Abs, bacana o post. Fica com Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário