Vencendo o Medo


"No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor." (1 João 4.18)

De que você tem mais medo? Este foi o tema da nossa enquete no mês passado. E a grande maioria respondeu que seu maior medo é não estar no centro da vontade de Deus, não viver Suas promessas. Eu entendo perfeitamente. Afinal de contas, muitas vezes eu também tenho medo disso.

Muitos evangélicos criaram uma visão deturpada dos chamados "servos de Deus". Estes seriam gigantes espirituais que não temem nada nem ninguém. Já um cristão que confessa seu medo é um cristão fraco, inferior, sem fé. Tudo por causa de uma interpretação equivocada e isolada do versículo acima. O fato de admitirmos que o medo não deve ser uma constante na vida do crente não significa que homens de Deus que fizeram história não temeram muitas e muitas vezes. O medo faz parte da nossa humanidade. A grande questão é: vamos deixar o medo nos dominar e paralisar?

O medo paralisa. Desde o medo de uma barata até o de insucesso no amor, do receio de não ser aceito na nova classe do colégio aos calafrios diante de uma mesa de reuniões, o medo faz-nos perder a razão e agir irracionalmente. Leva-nos a posturas precipitadas e, por vezes, a omissões letais. E o medo de não estar no centro da vontade de Deus, de não viver Suas promessas? Chamaríamos de "medo gospel"? Na verdade, todo cristão que deseja honrar a Deus com sua vida, que deseja viver pra Sua glória, que crê que Suas promessas são o melhor que podemos esperar, vai se deparar com esse tipo de medo algumas vezes na caminhada. Mas também será surpreendido pelo amor perfeito de Deus.

Um verdadeiro cristão não vive sob o medo. Antes, "o perfeito amor (que habita nele) expulsa o medo". Aleluia! Talvez você tema não estar no centro da vontade de Deus por causa de algum pecado que cometeu, de alguma decisão errada que tomou ou simplesmente porque as coisas não estão acontecendo como planejou. Aí se faz necessária uma distinção: temor a Deus é diferente de medo. Quando tememos a Deus desejamos acertar o alvo e colher as consequências de atitudes debaixo de Sua direção. Sabemos quem Deus é e quem somos. Percebemo-nos dependentes e pequenos. E isso não é ruim. É bom! Já quando estas coisas se transformam em medo, nos colocamos numa posição nocivamente autônoma em que acreditamos que nem Deus pode nos livrar. Permitir que este medo visite nosso coração é humano, mas deixá-lo crescer dentro de nós e ditar nossas ações é algo que não devemos permitir. E, se acontecer, devemos combater com fé e revestidos de Seu amor perfeito.

Precisamos buscar mais do amor perfeito de Deus. Isso significa que quando oramos, meditamos em Sua palavra, adoramos ao Criador, ouvimos Sua voz ecoando de diferentes formas à nossa volta, somos fortalecidos contra todo medo do inferno que vier para nos desestabilizar. É o que acontece comigo. Tem vezes em que sinto que o medo entrou no meu coração e por instantes pareço perder a referência de quem Ele é e de quem eu sou Nele. O futuro (esse desconhecido que gera os maiores medos no homem) toma a forma de ondas agitadas e sinto que estou prestes a afundar. Olho pra Jesus que me olha no fundo dos meus olhos e segura firme minha mão. Sinto paz e segurança. Sinto Seu amor perfeito. O medo já foi embora.

Se estamos Nele, temos que confiar em Sua obra. Se cremos em Seu amor, devemos estar confiantes de que esse mesmo amor continuará nos sustentando. Se reconhecemos que a graça de Deus foi suficiente para nos salvar, precisamos crer que ela também o será para cumprir em nossas vidas Seus maravilhosos propósitos. Se temos colocado diante de Deus nossa vida e nosso desejo de honrá-lo, devemos pedir que Ele nos dê plena confiança na Sua ação soberana sobre tudo o que nos diz respeito. Não podemos saber tudo, nem tentar controlar os caminhos de Deus. Mas Ele nos ensina a confiar e a descansar. Aleluia!

"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." (Filipenses 1.6)

Abaixo compartilho uma música que fala sobre o amor de Deus que nos sustém sempre. Se puder, feche os olhos e ouça cada palavra, tendo em mente tudo o que já refletimos acima. Deus te abençoe!



CONTIGO HABITAREI
(Davi Sacer/Jamba)

Meu Senhor, meu pastor, meu provedor
Só Tu me fazes descansar
Me leva às águas tranquilas
Sara a minh'alma
Com Teu amor me guia
Em Teu caminho, meu Senhor

Dura pra sempre
Não tem limites
O Teu amor
E Tua fidelidade vai
Muito além dos altos céus
Tua bondade e misericórdia
Me seguirão até o fim
Contigo para sempre habitarei

Mesmo quando eu andar
Pelo vale da sombra da morte
Eu não temerei mal nenhum
Pois comigo Tu estás
Tua mão me guiará

Comentários

  1. É difícil admitir, irmão . Mas como diz na letra de uma música, acho que do Prisma: "dentro da armadura, só um menino há." Parabéns pelo post! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Marcelo. Muitas vezes confundimos maturidade com triunfalismo. Maturidade é assumirmos os desafios da vida com fé, é enfrentarmos nossos medos com confiança em Deus. Triunfalismo é acreditar que não temos medo de nada, que nunca vamos falhar, que somos super heróis espirituais. Geralmente quem pensa assim quebra a cara e depois ainda culpa a Deus. Que Deus nos livre desse tipo de postura. Só reconhecendo nossos medos é que permitimos que Ele nos aperfeiçoe no amor. Bem, rapaz, me empolguei e quase escrevo outro post agora. Hehehe. Valeu mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Seu blog tá lindo de cair e queixo e com temas q falam ao coração. Só podia mesmo ter sido criado por vc! Lindo! Te amo!

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Patrícia, muito do que escrevo aprendi com você na melhor EBD do mundo. Obrigado por continuar sendo essa grande incentivadora e amiga! Te amo muito também! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário