O Desafio de Perdoar

Amamos, rimos junto, compartilhamos nossa vida, nos sentimos felizes, brigamos, amamos menos, choramos, abraçamos a solidão e no final somos os mais infelizes. Por quê? Porque não resolvemos de forma madura nossos conflitos, guardamos rancor, esperamos do outro algo que não pode dar, não admitimos nossas falhas, não abrimos mão do orgulho. Não perdoamos.

Às vezes voltamos a nos falar, mas nos sentimos credores com o direito de cobrar toda dívida na primeira oportunidade. Somos implacáveis com os outros. E, parando pra pensar, muitas vezes o somos com nós mesmos. Deus nos viu devedores, injustos, caluniadores, mentirosos, violentos e prepotentes. Mas nos perdoou. Por quê? Porque nos amou. A iniciativa foi Dele e hoje nós somos livres para fazer o mesmo.

Perdoar os outros, perdoar a nós mesmos. Perdoar quem fez por querer ou sem querer. Receber o perdão imerecido de Deus. Entender que somos limitados, mas nem por isso menos amados. Se Ele perdoou, quem somos nós para não perdoar? Somos mais justos do que Deus por acaso? Que Ele coloque amor em nossos corações. Que Ele nos dê uma dose saudável de amor-próprio. Que Ele nos faça ver no outro alguém tão carente como nós. Aí então... Seremos as pessoas mais felizes do mundo!


"Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores." (Mateus 6.12)

Comentários

  1. Leandro, como podemos nós depois ter ganhado tamanho perdão por nossos pecados, não perdoar alguém? A falta de perdão gera raiz de amargura. A falta de perdão é um veneno que tomamos todo dia pensando que estamos ferindo o outro.
    Depois de muitos dias , enfim postei algo no Blog.
    Se puder dê uma passadinha lá.

    ResponderExcluir
  2. O desafio de perdoar implica uma capacidade de olhar com misericórdia, compaixão, sabedoria, rejeitando a ira, rejeitando a condenação, rejeitando a punição. Implica confiar em Deus, mas não com um desejo oculto de ver a justiça pesada de Deus recair sobre quem nos fez mal. Implica um coração puro. Implica um espírito reto. Implica enxergar de cima e entender que tudo isso aqui que tanto nos chateia são apenas “birras” de crianças, ou pequeníssimas questões que não precisam de atenção, pois só fazem cosquinhas. Implica em oferecer a outra face sem nenhuma preocupação. Implica estar acima de tudo isso aqui. Não disse estar por cima, pois não é ser exaltado em diminuição do outro. Pois toda exaltação que Deus ama inclina-se unicamente para a própria vida. A vida verdadeira de Deus. Diria inclina-se ao próprio Deus que é Vida. O desafio de perdoar implica também a experiência de ter encontrado a luz, a verdadeira Luz que é Jesus, que é o seu Espírito Santo em nós. Pois o próprio Deus nos ensina, nos molda, nos transforma, dando capacidade de amar, de perdoar. Pois Ele nos faz enxergar além, muito além de todo este mundo de lógicas que costuma dominar, cegar, enganar, entristecer a muitos.
    Querido amigo Leandro!! Maravilhosa mensagem!! Ah, se todos conseguissem penetrar na sua dimensão, no seu valor, na sua prática, na sua experiência... Como iríamos ver gente abençoada, testemunhando a doce presença de Jesus. Como Jesus iria se sentir honrado!! Não é mesmo? Afinal, Ele se fez exemplo e para o nosso bem, o mandamento é imitá-lo.
    Amor e perdão no coração de todos os amigos do Leandro.
    Que Deus nos abençoe!!

    ResponderExcluir
  3. Que benção este post... O Senhor me enviou aqui de uma forma "sem querer", e como fui abençoada. Aprender a perdoar... Uma luta diária. Jesus te abençõe!

    ResponderExcluir
  4. Que bom ler estes comentários enriquecedores! Tenho certeza de que todos que leram concordarão comigo. Dinara, de fato tivemos nossa dívida perdoada e isso deve servir de motivação para que façamos o mesmo. Depois vou ler seu último post sim (galera, o blog da Dinara é ótimo e tem link pra ele aí do lado). Cíntia, querida amiga, tão talentosa também, tão sensível ao escrever. Suas palavras complementaram de forma excelente o post! Obrigado pelo seu carinho mais uma vez! E querida Carol, que bom saber que Deus lhe abençoou através do blog! Fique à vontade para nos visitar sempre e recomendar o blog para outras pessoas! Obrigado, moças! Hehehe. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog, gostei, lindas mensagens e reflexões, lembrando Deus nos amou nos perdoou, e nos da o seu perdão todos os dias,mesmo que não sejamos merecedores !
    Mais perdoar não é fácil pra quem não ama, só perdoamo quando realmente aprendemos a amar,e ver que ninguém é perfeito, que todos falhamos em algum momento,O ato do perdão nos põe em teste, nos faz repensar conceitos, ... mais quando realmente perdoamo sentimos até o amor de Deus mais de perto em nossas vidas !
    Amei o Blog ja estou seguindo e vou me tornar leitora... se quiser hora dessas da uma passadinha la no meu ! abraços fica na paz d Deus !

    ResponderExcluir

Postar um comentário