Plim Plim!


A gente se vê por aí? Não sei vocês, mas eu não. O uso da liberdade cristã é um tema bem controvertido no meio evangélico, tendo em vista a multiplicidade de denominações e percepções doutrinárias que já podemos perceber em nossas cidades - o que dirá no Brasil! E eu gostaria de introduzir este post dizendo que respeito os diferentes usos e costumes de cada denominação, ainda que não concorde com alguns. Acredito que cada um deve agir conforme sua consciência em Deus, orientações de sua igreja local e, acima de tudo, obediência aos princípios da Palavra de Deus.

O tema da enquete mês passado perguntou: "Você acha que um crente pode ver novela?". A resposta mais votada foi "Sim, qual o problema?". Então primeiro gostaria de falar sobre o "pode" da pergunta e o "sim" da resposta. Depois então vou falar sobre o tema "novela" e responder à pergunta "qual o problema?". Ah, e se puder, desligue a TV pelo menos enquanto lê este post, ok?

O apóstolo Paulo certa vez escreveu à igreja em Corinto: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (1 Co 6.12). Muitos crentes gostam de lidar com os desafios da vida cristã a partir das categorias do "pode" ou "não pode". Na verdade, mesmo considerando que a Bíblia é clara em relação a alguns assuntos, Paulo nos propõe o "deve" ou "não deve". É bem diferente.

A primeira postura geralmente denuncia um discurso legalista que em nada é útil contra o pecado. Cristãos devem agir convictos de qual atitude é condizente com os valores da Palavra, devem depender do Espírito para isso, e não achar que viver sob regras humanas lhes garantirá vitória - talvez por curto prazo, mas logo descobrirão a falibilidade deste tipo de confiança. Regras em alguns contextos são importantes - mas fazer uso delas exige maturidade e discernimento. Podem ser auxiliares num contexto específico, mas não devem ser impostas. E muitas, muitas vezes, vamos ver líderes usando de regras humanas para manipular o povo, os privando do exercício de sua liberdade cristã.

Crente PODE ver novela? É claro que pode! Não é pecado algum. Cada um tem uma maturidade e deve assumir o que faz de forma responsável. Agora, uma outra pergunta aparece: crente DEVERIA ver novela?  Sinceramente, na minha opinião? Não. Não mesmo. Parece contraditório? Vou explicar.
O fato de podermos fazer algo não significa que devemos fazê-lo. Eu POSSO andar sem camisa na chuva. Porém é bem provável que fique gripado. Portanto, não DEVERIA andar assim. Eu POSSO substituir meu almoço por Big Mac todos os dias, porém não DEVERIA. Afinal, além de ficar esteticamente desproporcional, no futuro terei sérias complicações de saúde. Somos então convidados à RESPONSABILIDADE de nossas escolhas e hábitos.

Novela é um lixo. Se você absorve algo de bom dela, absorve junto um caminhão de detritos. Apelo à traição, ao hedonismo (busca do prazer pelo prazer), incentivo ao comportamento homossexual, zombaria à prática de fé, ética deturpada, valores morais decadentes, superficialismo, estímulo ao consumismo, dentre outras coisas. E não importa se é da Globo, Record, SBT, do raio que o parta. O objetivo é o mesmo: apelar aos sentimentos humanos mais primitivos (e da forma mais carnal possível) e obter altos índices de audiência. Dizem apenas retratar a realidade, mas na verdade buscam formar opinião.

Não devemos nos considerar "super heróis" espirituais que não se contaminarão com coisas deste tipo. Mas reconhecer nossa fraqueza, vigiar e depender do Espírito. E isso muitas vezes incluirá evitar certas programações, lugares, situações. Não por legalismo, mas de forma madura, consciente. Cabe então a cada um refletir e ser sincero consigo mesmo sobre o que pode ser uma pedra de tropeço no seu caminho. É legítimo buscarmos entretenimento e muitas outras coisas na vida. Mas devemos sempre ter senso crítico e fugir do mal.

Comentários