Missão Aqui e Agora


Após duas semanas sem publicar, cá estou eu com minhas idéias. Ultimamente tenho me sentindo mais leve, mais atento ao que se passa ao meu redor. Menos ansioso, confiando mais em Deus. Nem sempre vale a pena teorizar a vida para a transformar num quadro bonito a ser admirado. Vale mais a pena sim viver da melhor forma, temendo a Deus, sentindo a alegria do Céu. Mais do que quadro, a vida será espelho que reflete o amor do Pai.

Ontem, indo para o trabalho, lembrei que na verdade estava indo para o meu campo missionário. Sim, Deus falou isso comigo há uns dois ou três anos. Estava reclamando de muitas coisas: de ter que ir trabalhar debaixo daquele sol, da barca que atrasou, dos aborrecimentos laborais rotineiros. Fiquei imaginando quão bom será quando puder me dedicar integralmente ao ministério. Sim, terá seus percalços, exigirá responsabilidade, compromisso, poderá gerar uma certa rotina. Mas pelo menos eu teria muito prazer, alegria, satisfação. Satisfação? Que tipo de vocação eu pretendo assumir? A que satisfaz ambições pessoais ou a que se alegra em fazer a vontade de Deus?

Percebi que estava fazendo uma distinção indevida. A distinção que fazemos entre sagrado e profano muitas e muitas vezes nos leva a partimentar a vida, a experimentar uma espiritualidade mutilada, por vezes farisaica. Conquanto haja características que distinguem diferentes vocações, existe um chamado geral. Sim, o de sermos sal e luz na terra. Conquanto possa haver um tempo oportuno para minha ordenação a pastor e dedicação exclusiva a "atividades-fim", sei que a minha vocação, o meu chamado, não serão um dia, não "acontecerão". Já são. E devem produzir em mim e através de mim a resposta adequada.

Nosso trabalho é um campo missionário, não importa se você se sente chamado pra ser pastor, médico, secretária, advogado, professor, faxineiro, dentista, engenheiro, dona-de-casa ou o ofício que for. Se Deus te colocou em determinado lugar, você deve brilhar Sua luz lá. Então, brilhe! Testemunhe com seu caráter, com seu serviço, com sua vida! Aproveite cada oportunidade que Ele te dá para falar do amor de Deus! Eu me sinto honrado pela vocação ao ministério pastoral. Como me sinto apaixonado por esta missão maravilhosa! Como arde em meu coração a convicção deste chamado! Mas serei um pastor medíocre se não entender que mesmo não tendo sido ordenado já devo servir como um pastor. E o mundo não quer saber se eu sei muito ou pouco da Bíblia. Isso é importante, mas não um fim em si mesmo. Antes, o mundo quer ver se eu vivo o que prego, se eu pratico a justiça, se eu amo o meu próximo. Sim, se eu sou um autêntico seguidor de Cristo.

Uma espiritualidade madura sabe que, quando se trata de pregar o Evangelho de Cristo, o lugar é aqui e o tempo é agora. As possibilidades que Deus te dá hoje são muitas - peça a Deus olhos espirituais para enxergá-las. Você pode até não se dar conta, mas foi comissionado. O que tem feito de sua missão?

"Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério." (2 Tm 4.2-5)

Comentários