Retrato (Im)Perfeito


Somos o melhor e o pior. O agradável e o incômodo. O bonito e o feio. Este é o nosso retrato fiel.

Quantos aqui não têm o costume de apagar da câmera digital as fotos em que saiu estranho ou feio? Eu confesso que tenho. E publicar no Facebook, de preferência, as fotos em que saiu melhor? Claro! Queremos impressionar! E não estou falando que isso é propriamente errado. Porém, mais do que impressionar os outros, muitas vezes fugimos de encarar quem realmente somos.

Mascarando as "espinhas" com um tipo de "maquiagem mágica", não assumimos nem para nós mesmos nosso lado B. E vivemos numa constante fuga do nosso eu. Não se trata de procurar melhorar, superar limitações, de se gostar. Isso é importante. Mas falo de não nos aceitarmos, de não nos olharmos de verdade no espelho e nos amarmos a despeito de qualquer coisa. A nossa busca por aceitação e autoaceitação muitas vezes nos persegue implacavelmente. E nos impede de atingir nossos objetivos, inclusive o de aceitação.

O livro de Tiago, no capítulo 1, versículos 22 ao 25, trata dessa analogia. A Palavra de Deus é o espelho através do qual podemos enxergar quem somos: do mais vil pecador, ao homem teimoso e orgulhoso, até aquele que foi salvo e regenerado e é mais do que vencedor em Cristo Jesus - tudo ao mesmo tempo. Vemos mais do que o nosso ontem e o nosso amanhã. Vemos o presente: o já e o ainda não, o que somos e o que também somos.

Uma visão parcial é por demais prejudicial à nossa vida. Conduz-nos por um caminho ilusório de perdição, quer vejamos só a parte boa ou apenas a ruim. Já uma visão madura, completa, bíblica, não conformada com o mundo que ainda habita em nós (porém consciente do amor de Deus que nos ama e por isso venceu o mundo), que confia nos propósitos eternos de Deus para o "espinho da carne", essa sim nos fornece as condições para que vivamos uma história de crescimento, superação e felicidade nos moldes de Deus.

Não tenha medo de olhar no espelho! Não tenha medo de se encarar e depois do tempo necessário sorrir. Não fuja do embate! Deus te chama a uma postura humilde, porém ousada, de simplesmente aceitar o amor Dele, de depender Dele, de se amar de verdade, de acreditar em si e de viver com propósito. Seja grande aceitando o seu melhor, o seu pior e, principalmente, a grandeza Daquele que te capacita sempre.

Comentários