Quer Chorar? Chore!

"Registra, Tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em Teu odre; acaso não estão anotadas em Teu livro?" (Salmos 56.8)

Eu acho que, se muitos personagens bíblicos (como Jeremias, Elias, Timóteo...) vivessem em nossos dias, muitos religiosos os rotulariam de fracos. Isso porque chorar é sinal de fraqueza, não é mesmo? Não! Claro que não! Chorar é sinal de sensibilidade, de vida, de alguém que não desistiu de viver! Se você precisa chorar por algum motivo, chore! Mas chore mesmo! Deus está lhe vendo neste instante e recolherá cada lágrima que derramar. Ele se compadece de você!

O mundo tenta nos tornar insensíveis. Parece que depois de tantas solapadas, decepções, frustrações, começos e recomeços, traições, lutas e dificuldades das mais diversas, nós vamos criando uma "casca" contra aborrecimentos. Ou melhor, contra os sintomas do aborrecimento. Falamos em evitar de criar expectativas em relação aos outros, mas sempre criamos por menor que seja - e nos decepcionamos. Falamos em lutar pra alcançar nossos objetivos a qualquer custo, mas somos de carne e osso - e nos cansamos. Dizemos pra nós mesmos que nunca mais cometeremos certos erros, mas nossa impulsividade nos trai - e falhamos. E agora? Fingir que se é perfeito? Fingir que está tudo sempre ótimo? Esconder de nós mesmos a tristeza? "Na vida de um servo de Deus não há espaço para a derrota: é só vitória!", alguns vão dizer. Não, querido, o servo de Deus também perde, sofre, teme, fica triste, chora. E Deus o consola.

Quando eu tinha vinte e poucos anos (sim, agora tenho trinta), meu avô Sérgio morreu. Ele foi como um pai para mim na infância (já que meus pais eram separados): preparava meu almoço, dava banho, levava no colégio, nos dava um trocado (a mim e ao meu irmão Leonardo) para que catássemos o maior número de cravos de suas costas. Sim, eu sei que é nojento! Hehehe. Mas foram momentos assim que estreitaram nossos laços afetivos. E, quando eu recebi a notícia de sua morte, eu não me espantei muito e nem chorei. Já imaginava que isso aconteceria pois ele estava hospitalizado e piorando dia após dia. Mas depois de uns três dias a "ficha caiu". E eu chorei como uma criança, chorei de quase me acabar! Chorei por alguns dias. Não queria perder alguém que amava tanto - ainda que com um monte de defeitos (meu avô era muito genioso e sabia ser estúpido quando contrariado). Mas eu o amava mesmo assim.

Chorar faz bem. Chorar todo dia pela mesma razão não. Devemos ter cuidado para não virar reféns das nossas emoções, pra não nos vulnerabilizarmos a todo instante. O luto, seja qual for o motivo, deve ser vivido intensamente num determinado momento e depois elaborado. Se por um lado Deus conhece nossas dores e se compadece de nós, por outro Ele não deseja que transformemos nossa dor num deus. Se você sofre por um motivo legítimo, saiba que Deus se compadece de você. Mas se sua dor se transformou numa autocomiseração  doentia (existe alguma sadia?) ou se você derrama lágrimas por acreditar no íntimo que nem Deus pode ajudá-lo... Aí você adoeceu em meio à dor. E é preciso voltar correndo pra Ele - que te espera de braços abertos. É o encontro com o Pai que nos cura, alivia, restaura. Ele sabe o melhor pra nós. Ele tem tudo, ou melhor, Ele é tudo de que precisamos!

Finalmente, quero te incentivar mais uma vez: se precisar, chore! Não se envergonhe: chore! Até Jesus chorou (João 11.35)! Se tiver um ombro amigo, faça uso dele! Mas chore sempre na presença do Pai, que sempre estará disponível e se importa de verdade com você! Ele deseja caminhar contigo, te guiar por um caminho lindo (nem sempre fácil, mas perfeito), fazer de você uma pessoa bem-aventurada, feliz, segundo Seu padrão (lembre-se sempre que Seus caminhos são mais altos do que os nossos)! Não faça exigências pra Deus: se submeta ao Seu maravilhoso cuidado por você! E lembre-se também que "(...) o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria" (Salmos 30.5). Há um propósito para tudo, mesmo que nem sempre compreendamos. E nunca duvide: você é amado(a)! Ele sabe exatamente do que precisa!

"Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados." (Mateus 5.4)

Comentários

Postar um comentário