Vai Valer A Pena (Mesmo)



“A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida.” (Pv 13.12)

Quem gosta de esperar atire a primeira pedra! [som de grilos] Bem, acho que ninguém. De filas de banco à conexão 3G do celular, da sua “paquera” atrasada pro primeiro encontro à impressão rotineira dos relatórios da empresa: esperar cansa, aborrece, desanima! “As coisas não podiam ser mais simples?”, perguntamos. Temos a ligeira impressão de que as outras pessoas não esperam tanto, de que a fila ao lado anda mais rápido. “Por que só eu passo por isso?” A resposta a essa pergunta não é mais importante do que a resposta que você deve dar a outras três perguntas.

O que você espera? Quais são exatamente seus objetivos? Que expectativa tem alimentado? É real ou ilusória? Quando estamos cansados, tendemos a duvidar de tudo o que construímos até então. Achamos que todo esforço que empreendemos pra atingir determinado objetivo, adiado por algum motivo, foi em vão. Duvidamos de quem somos e de quem Deus é. Desconfiamos de tudo e de todos. Pode ser que tenhamos alimentado uma expectativa infantil? Sim. Mas na estrada da vida correções de rota muitas vezes serão necessárias. Faz parte. Agora, se o sonho foi plantado por Deus em seu coração, se tais objetivos são legítimos e alicerçados nos princípios da Palavra, tenha certeza de uma coisa: todo o universo vai conspirar pra que, no tempo certo (não no seu), seu sonho se realize! Estamos acostumados a uma cultura fast food – o que estraga nossa saúde. Mas a Palavra de Deus diz que a bênção do Senhor enrique e não acrescenta dores (Pv 10.22). Se vale a pena viver seu sonho, vale a pena esperar por ele.

Como você espera? O que tem feito enquanto espera? Muitas vezes nossa impaciência e desgaste são porque canalizamos toda nossa energia num só ponto. E, se nossa expectativa é frustrada (ainda que provisoriamente), vamos nos sentir “vazios”, esgotados, desacreditados de tudo o mais. Não podemos ser assim! Tudo ou nada? Nenhum dos dois! Não sabemos de todas as variantes da vida, só Deus sabe. Só Ele sabe o porquê da aparente demora. Mas fazemos que nem crianças mimadas: nos jogamos no chão e esperneamos! Cresça de uma vez por todas! Foque no que Deus te confiou hoje pra fazer, canalize energias no seu crescimento pessoal, seja luz nas trevas, seja bênção na vida das pessoas que estão próximas! Sim, esperar às vezes cansa, desanima. Não precisa negar sua humanidade. Precisa chorar, desabafar com um(a) amigo(a)? Faça isso! Mas não fique plantado(a) em frente ao relógio – você pode se distrair das verdadeiras oportunidades que Deus lhe dá! Existe um processo terapêutico que Deus nos permite passar para o nosso próprio bem, porém muitas vezes queremos que as coisas sejam da nossa maneira. Muitas vezes idolatramos o futuro e esquecemos de apreciar as flores que desabrocham hoje. Na verdade, esperando viver algo bom, esquecemos de viver.

Em quem você espera? Confiar nos outros está cada vez mais difícil. A falta de compromisso, de palavra, de coerência, joga um balde de água fria no que esperamos dos outros. Então, levantamos a bandeira da "autoconfiança", esta qualidade tão imprescindível para atingirmos nossos objetivos! O problema é quando nos decepcionamos conosco mesmos. E agora? Estamos fadados a não esperar mais nada de ninguém nem de nós mesmos? Eu acredito que não precisamos ser tão fatalistas assim. Quando se trata de seres humanos caídos (como eu e você), uma saudável confiança deve trazer consigo uma dose pequena de "desconfiança" (não do tipo que está pronta pra dizer "eu sei que não conseguiria" ou "eu sei que um dia trairia minha confiança", mas do tipo que é realista, que não faz exigências irreais, que compreende as limitações do ser humano, sem contudo ser condescendente com o erro). Agora, se existe alguém em quem você pode confiar totalmente, de olhos fechados, e entregar toda sua vida sem hesitar, esse alguém é Deus. Ele é perfeito! Ele é o Justo e Fiel! Ele nunca nos decepciona, estando sempre atento às nossas necessidades. Ele sabe exatamente o que faz! Aleluia!!! Busque pessoas confiáveis sim, alimente uma saudável autoconfiança, porém, mais do que isso, confie no Senhor! Sua fidelidade é pra sempre; Seu relógio nunca atrasa; Seus perfeitos planos para nós valem muito a pena! 

“Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: ‘O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa’? Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, Sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Is 40.27-31)

Comentários

  1. Tania Carvalho30/04/2012, 21:53

    Sinto-me muito feliz e orgulhosa, meu filho, em vê-lo assim tão mais maduro, centrado na vontade de Deus e com "olhos de águia" que o fazem enxergar longe e alto e,que certamente o levarão a experimentar tudo aquilo que "olho humano nenhum viu, nem ouvido ouviu, nem mente humana foi capaz de imaginar", que é o que Deus tem preparado para você que O ama. Que Deus o abençoe em sua trajetória e que possa brilhar a luz de Cristo em sua vida e iluminar, assim, o caminho de muitos.Bjs. Mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, mãe! Os valores que me ensinou quando criança me ajudam a permanecer firme no Caminho hoje, sabendo que Deus é fiel e me conduz a lugares mais e mais altos. Te amo muito!! Bjos!

      Excluir
  2. Sensacional! Me sinto exatamente assim... Deus te usou no profundo. Vc realmente é uma bênção!!! Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querida Patrícia!! Que bom saber que Deus me usou pra falar contigo! Um beijo grande!!

      Excluir

Postar um comentário