Vida com Poesia



Acho que poucas vezes na vida me senti um cara normal. Quero dizer: comum, igual a todo mundo. Talvez seja porque, num certo sentido, ninguém é igual a ninguém - embora alguns tentem essa "proeza" e acabem anulando sua identidade. Talvez seja porque me considero um sonhador, um romântico à moda antiga, um poeta do cotidiano. Não vejo muita gente por aí assim hoje. As pessoas sempre com pressa não param pra rir de si mesmas. Não param pra contemplar a beleza do comum. Enfim, lembrando aqui, pode ser que na infância eu tenha sido um pouco normal sim: época na qual não nos fazemos muitas perguntas, não fazemos muita distinção entre o "eu" e o outro, não nos inquietamos com as contas a pagar, na qual o que importa mesmo é o presente, é o agora. Naquele tempo todos se sentiam um - como era bom!

Contudo, não julgo razoável querer ser criança outra vez para ignorar as responsabilidades e o olhar crítico necessário. Isso seria fuga, imaturidade e até doença dependendo do caso. Por outro lado, que bom seria se voltássemos a admirar a beleza ao nosso alcance, assim como os pequenos fazem! Se as cores fossem de novo bem vivas, se o presente de aniversário qualquer coisa mágica e especial, se os abraços fossem eternizados, se perdoar fosse fácil, se o dia nunca mais terminasse... Mas hoje termina e com ele nossas preocupações - mesmo que por algumas horas de sono. Como Jesus já disse, "basta cada dia o seu mal". Contudo não encarem este meu discurso como pessimista ou melancólico. Não é o caso. Não mesmo! Eu não fico esperando o dia acabar. Eu amo viver, amo existir. Mas é que a realidade da vida adulta que eu quis retratar tem dessas coisas mesmo: nos parece extremamente incoveniente às vezes. E é. 

E sabem de uma coisa? Eu nunca perdi meu lado sonhador. Apesar do duro chão que sinto. Eu agradeço muito a Deus por isso! Sou um homem adulto, deixei para trás as coisas de menino, mas busco a pureza e a simplicidade de uma criança - afinal, delas é o Reino dos Céus. Sim, eu sou um sonhador. Eu faço poesia com qualquer coisa (e sem a necessidade de escrever ou rimar, até porque a vida nem sempre rima). Eu vejo as pessoas e os seus tiques, os seus olhares apaixonados, os seus sorrisos verdadeiros, os seus gestos tímidos. Eu ouço o som da criança cantando, do senhor contando um "causo", dos passos apressados no Metrô e do trocador de ônibus que bate a moeda. Eu observo as ondas, o pássaro, a formiga que segue outra formiga, a fumaça do escapamento e o ventilador que gira. Eu toco, eu sinto, eu provo, eu vivo. E eu percebo isso. Eu me sinto privilegiado! O problema é quando às vezes não percebo - só sobrevivo.

A vida não é um "Show de Truman", ou seja, o mundo não gira em torno de mim. Mas quando o meu mundo cria pontes com os mundos das outras pessoas então posso existir (no melhor sentido desta palavra) no mundo real. Ninguém existe sozinho. A vida não é uma teoria a ser estudada. Mas um caminho a ser percorrido, uma experiência única, uma oportunidade que não volta. Não dá para ensaiarmos e depois vivermos pra valer. O dia de hoje não voltará jamais. Então ria, chore, cante, grite, mas viva o que tem de ser vivido! Contudo, a vida também não se resume na busca desmedida por sensações, num pragmatismo emburrecido, num "aqui e agora" inconseqüente. Antes, a reflexão é imprescindível se queremos extrair da vida o seu melhor; cada dia é uma oportunidade que Deus nos dá de aprendermos algo novo, de crescermos como indivíduos e não cometermos os mesmos erros do passado. Além disso, somos filhos do nosso tempo, mas também das gerações que já vieram. Vamos refletir e viver melhor?

A vida não só precisa conter poesia, como deve ser experimentada como poesia que é. Nós somos poemas de Deus, como já dizia o apóstolo Paulo. Ganhamos propósito e significado quando olhamos pra Ele. Eu, que sempre me percebi diferente, posso perceber também quão igual sou. E, me percebendo igualmente miserável, encontrei quem eu sou na graça que me alcançou. Paradoxal? Aparentemente. Incoerente? Não! É o caminho da cruz que nos revela nossa distinta identidade, que nos transforma e que transforma nosso olhar sobre nossa humanidade. Fomos feitos à Sua imagem e semelhança: somos poesia do Deus Criador! Hoje eu decido viver intensamente da melhor forma que Deus projetou para mim. Não pelo perfeccionismo que escraviza, mas pela poesia que liberta. Amanhã eu preciso decidir isso de novo. E todos os dias quantas vezes forem necessárias - sempre de uma forma única e mágica. A vida é a poesia mais bela que poderiam escrever! Por isso o Grande Poeta me inspira tanto!

Comentários

  1. Muito Bom para Começar o Dia!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto!Como sempre,você com um sensibilidade impar! E com um tema de uma relevância para o nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  3. Lindoo!! Identifiquei-me bastante com esse texto, pralém do fato de também amar poesia poesia... ; )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Camille!! Você tb respira poesia que eu sei! Hehe. Bjos!

      Excluir
  4. Muito impactante esse texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Como é bom ter a amizade de alguém que pensa como você. Deus seja louvado por isso!

    Maria Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sua amizade também é um presente de Deus para mim, Maria Fernanda!!! Bjos!!

      Excluir

Postar um comentário