Onde Você Esqueceu Você?


"Todos os anos seus pais iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, conforme o costume. Terminada a festa, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles percebessem. Pensando que ele estava entre os companheiros de viagem, caminharam o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os seus parentes e conhecidos. Não o encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-lo." (Lucas 2.41-45)

Caminhamos, tocamos projetos, vamos à igreja, amamos, levamos as crianças à escola, enfrentamos as dificuldades cotidianas, comemoramos aniversários e... em algum momento nos damos conta de que Jesus ficou pra trás. Sim, você tocou sua rotina normalmente, você continuou indo à igreja e levantando suas mãos durante o culto, não fez nenhum mal a ninguém nesse período. Mas deixou Jesus no meio da estrada. Tem certeza da sua salvação, mas não sente a mesma alegria e gratidão por isso. Ajuda os outros com o que pode, mas não sente compaixão profunda. Reconhece a boa palavra pregada, mas não se emociona mais com aquelas verdades. Ou até se emociona durante o culto, mas na segunda-feira já esqueceu a oração que fez no dia anterior.

O que aconteceu com seu primeiro amor? Aquele que já fez seu coração queimar pelo desejo de honrá-Lo, que te fez se prostrar naquele culto de retiro, que o tocou profundamente no dia em que recebeu a Cristo como seu Salvador e Senhor. Aquele da simplicidade, da comunhão, do partir do pão. O que aconteceu com você? Que deixou o menino que você era pra trás, que deixou sua pureza em algum lugar na estrada da vida, que negociou o inegociável? Onde você esqueceu Jesus? Onde você esqueceu Você?

Você faz amor, mas não ama. Você chora, mas não clama. Você silencia sua dor, a esconde de si mesmo – e tenta também esconder-se de Deus. Sorri para todos, mas não ri sozinho faz tempo. Você compra roupas novas, mas não se valoriza de verdade. Toma banho, mas não se livra de certas poeiras. O que está havendo? Deixa o tempo passar, seus sonhos irem embora no rio da desesperança. Repreende-se por querer sonhar. Você não era assim. A vida roubou o melhor de você? Não me refiro à ingenuidade infantil que um dia passa mesmo, mas à sua essência Nele. Você se perdeu e prefere ignorar isso? Ou está disposto a tomar o caminho de volta?

Volte. Jesus não desistiu de você. Ele está fazendo Sua obra neste momento. E você precisa voltar: hoje, amanhã, depois, e depois, e depois de novo. Se você reencontrá-Lo, reencontrará também a si próprio. Pois nossa verdadeira identidade está Nele. Sim, Nele! Volte correndo agora e se jogue nos braços de Jesus! Ele continua te amando da mesma forma. Aliás, é o Seu amor que nos permite amá-Lo. E é O amando que vamos permanecer próximos Dele.

Ontem no culto em minha igreja eu estava refletindo sobre o amor de Deus. De fato, é tudo de que precisamos. É este sublime e verdadeiro amor que nos alinha o coração, que nos provê saúde psíquica, que nos permite amá-Lo apesar de nós e do mundo. Eu quero amar mais e mais ao Senhor! Se eu amá-Lo, penso, se eu pedir a Ele esse amor quando estiver me sentindo incapaz de amar, se eu me entregar de verdade, terei paz quanto a todo o mais. Amar é mais do que sentimento (pois nossas emoções são instáveis e nos traem): amar é decisão, é ação. Se eu buscar a Deus em primeiro lugar (e não os meus interesses e satisfação primeiro), sim, quando fizer isso serei o homem mais feliz da terra! Reconhecerei que tenho tudo, pois Ele é tudo e nada me faltará.

O segredo é o amor! Esqueça dos legalismos, das fórmulas mágicas, das suas cobranças internas implacáveis. Aceite o amor de Deus por você e O ame com todas as suas forças. Não se preocupe com mais nada, com sua falta de habilidade, com seus pecados e falhas do passado. Não se preocupe com o tempo que perdeu, não se preocupe com sua autoimagem fragilizada ou com o que os outros parecem ser... não, não e não! Se entregue ao Amor que se entregou por você! E se entregue quantas vezes forem necessárias. Agora, não menospreze essa necessidade: você precisa reafirmar o seu amor por Jesus de todo seu coração sempre. Todos os dias precisamos voltar... para prosseguir.

"Respondeu Jesus: 'Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada'." (João 14.23)

Comentários