Um Passo de Cada Vez


Quantas saudades de escrever aqui! Desde que comecei o blog, acho que nunca me ausentei tanto! Desculpem, queridos leitores. De coração. Tenho meus limites, acho que todos precisamos de um tempo às vezes - ainda que não nos demos conta disso no momento. Eu estou bem, não estive deprimido, não tive nenhum problema grande e minha rotina não mudou drasticamente. Em parte acho que sumi daqui pois não priorizei, embora querendo terminar de escrever sobre o DS 2013 (me frustrei um pouco ao descobrir que não conseguiria ler a Bíblia em uma semana... loucura mesmo) e mesmo querendo dar vazão a este ministério virtual que tanto gosto. E em parte percebi que simplesmente eu "travei". Por quê? Na verdade, estou tentando entender até agora. Talvez seja cansaço acumulado, necessidade de alterar a rotina, coisas que Freud explicaria bem. E travei nos estudos, no livro que estou escrevendo há 80 anos, travei várias vezes tentando escrever pra vocês aqui. Quase travei agora também. Mas não travei - ainda bem!

Estou desfrutando de dias de recesso em meu trabalho e, por isso, mais descansado. E, com o ano acabando, surge uma voz interna me desafiando a colocar a "casa" em ordem. Um tempo às vezes é necessário. Fases vêm e vão. Mas não podemos ficar acomodados ou estacionados. A vida segue - e um ano novo sempre nos lembra disso. O que você quer da vida, o que é prioridade? Qual o próximo passo? Quanto você precisa cuidar mais de você? Quanto você precisa olhar mais pros outros ao seu redor? Quais seus verdadeiros limites? Como está sua saúde emocional, física e espiritual? O que ficou pra trás que você precisa resgatar? O que você precisa abandonar? E tantas outras perguntas importantes que nos fazemos nessa época... Ou deveríamos fazer. E mais do que perguntar, que é mais fácil, precisamos ter a motivação e coragem pra responder com mudança de vida a estas questões. Ainda bem que Deus nos ajuda nisso.

Não existem fórmulas mágicas. Existe sim o ouvir a Deus, o fazer calar as vozes da impaciência. Não existe o ser humano perfeito. Existe sim aquele que reconhece seus defeitos e falhas e por isso depende mais e mais Dele. Não existe vida sem problemas. Existe sim vida cujos problemas não falam mais alto que a voz de Deus. Sabe, é Ele quem coloca ordem no nosso mundo interior. Junto com a gente. Há uma cooperação, sem dúvida. Eu me frustro fácil comigo e paro de esperar qualquer coisa. Mas ainda espero, sem perceber. Todos nos cobramos, mais ou menos. Isso faz parte, mas não deve nos paralisar. Tudo ou nada? Não: um passo de cada vez. Sabendo quem somos Nele e onde queremos chegar. Não permita que a frustração do que não foi lhe impeça de realizar o que pode ser. Olhos de fé, pés no chão e um passo de cada vez. Sempre.

Queridos, meu desejo é que neste novo ano estejamos bem próximos novamente. Que eu possa exercitar o dom que Deus me deu, que eu e você sejamos edificados pelas mensagens que Ele colocar em meu coração, que através delas você exercite o dom que há em vocês. Sempre pra glória Dele. Que não criemos expectativas pouco realistas, mas que vivamos cada dia na confiança do cuidado e proteção do Pai. Nós somos limitados, Ele suficiente em nossas vidas. A graça Dele nos basta - pra tudo. Que ajudemos uns aos outros e assim cresçamos. Que sejamos teimosos com o que mais importa: nossa vida com Ele. Que sejamos sábios - o que é muito mais do que ser cheio de conhecimento. Que vivamos o amor nas suas expressões mais cotidianas: é isto que confere sentido e direção a todo o mais. Tâmu junto! ;)

Comentários