Um Caminho Ainda Mais Excelente


Você demora uma vida inteira pra aprender a viver e, quando percebe que está pronto para aproveitá-la da melhor forma, se dá conta que muito tempo e muitas oportunidades já se passaram. Injusto? Não acho que é essa palavra. Seja como for, se você está lendo isso ainda tem algum tempo. Se não para fazer tudo que gostaria, para viver muito do que podemos dizer que faz a vida valer a pena. Ao invés de lágrimas sobre a boca do fogão suja, por que não beijos e cheiros e risos com gente disposta a repartir a vida?

Estou escutando aqui uma das minhas músicas preferidas que diz o seguinte: quando toda esperança tiver ido embora, nós encontraremos o Amor. Interessante que, como a música é em inglês, eu sempre me permiti escutá-la e mergulhar em sua melodia sem contudo parar para entender sua letra. Então me deu vontade de ler sua letra pela primeira vez agora, após escrever o primeiro parágrafo desse texto. E descubro que a música que coloquei para "dar um clima" na hora de escrever fala exatamente do que eu estava escrevendo. Não foi coincidência. Assim como viver parece um conjunto de coincidências, mas não é.

Viver é encontrar. E desencontrar às vezes. É entender que há um sentido muito maior por trás de cada tarefa, resposta, xícara de café, pergunta, olhar indecifrável, lágrima, sorriso, caderno rabiscado, roupa estendida, silêncio, não, sim, sexo, nome. Isso tudo são meios ou formas. Existe algo a mais que dá sentido e confere valor ao mais corriqueiro. O nome disso é Amor. E o Amor tem um nome: Deus. Como já disse o apóstolo Paulo inspirado pela música do Amor: "O Amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá (...) Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o Amor. O maior deles, porém, é o Amor" (1 Coríntios 13.8-10 e 13).

Interessante é que eu não tinha planejado escrever sobre o Amor antes de começar a escrever. E nem tinha planejado colocar esses versículos aí em cima antes de citar a palavra Amor. E, assim como Paulo nos apresentou um "caminho ainda mais excelente" do que os dons espirituais que havia explicitado no capítulo anterior de sua carta aos coríntios, cá estou eu falando de Amor após um artigo sobre dons espirituais. Estou maravilhado com isso pois só "caiu a ficha" agora. Coincidência? Não. Mensagens Dele pra nós.

Sabe, a vida é assim. Nem tudo sai como planejado pela gente, mas ainda assim Deus cumpre cada perfeito propósito Dele na vida dos que ama e na história do mundo. Às vezes colhemos frutos de escolhas erradas ou vivemos situações indesejadas que chamamos de contingências da vida. Ainda assim o Amor é maior e nos atrai para Si. Cada situação, boa ou ruim, nos aponta para a necessidade que temos Dele. Nos mostra como a vida é breve e precisamos voltar para o essencial. Como diria outra música: "sou estrangeiro com o pé na estrada, um visitante com hora marcada" e ainda "mostra-me quanto tempo que me resta aqui, mostra-me o quanto a vida é curta e como eu sou frágil". Refletir sobre isso não é flertar com a morte, muito pelo contrário! Admitindo nossa fragilidade, valorizarmos cada momento aqui de forma a fazer valer a pena. E sem o Amor nunca vale. E, com Ele, tudo, exatamente tudo, vale a pena. Até o dia em que Ele se mostrar maior do que a própria vida.

Reparta o Amor. Esta é a forma escolhida pelo Amor para que as pessoas sejam salvas de seus egocentrismos. Mas não fale sem vivê-Lo e também não O reduza a categorias mesquinhas: isso O ofenderá. As pessoas precisam conhecer o Amor através de gente que se relaciona e experimenta o Amor de verdade. Gente que de tanto anda com e abraça o Amor cheira a Amor. Não estou falando de imitações baratas chamadas de amor, mas do Amor que a tudo perfuma e colore. Compartilhe comigo e eu compartilho contigo também! Combinado? Pode ser que não dê tempo de fazer e alcançar muitas coisas na vida, mas se você tiver vivido e partilhado o Amor já terá feito muito.

Comentários