#3 O Mistério do Seu Amor

Um dos maiores e mais encantadores mistérios que a Palavra de Deus nos apresenta é o casamento. Como assim duas pessoas se tornam "uma só carne" (Gn 2.24)? Dois que se tornam um, mas continuam sendo dois.

Isso porque a união, a unidade estabelecida, não visa à anulação de cada um dos envolvidos, que continuam sendo indivíduos com vontades, temperamentos e possibilidades próprias, mas amplia estas possibilidades, os faz crescer juntos, os faz pensar juntos, e apenas e tão somente pelo vínculo do amor que os une.

Amor que é amor não anula o outro, mas o faz crescer ainda mais. Unidade não é uniformidade, mas ter objetivos em comum e um vínculo fortíssimo que faz cada uma das partes buscar o melhor para o outro - e consequentemente para si. Afinal, a partir dessa união, meu interesse e meu prazer passam a ser também os do outro.

E talvez aí more o conceito de felicidade, que não é aquele conceito hollywoodiano utópico de se chegar a um auge na vida onde tudo está funcionando muito bem sempre, não se trata de capítulo final da novela das nove onde tudo se resolve, e também não está circunscrito ao casamento pois ninguém deve levar esse fardo de ter que fazer o outro feliz ou esperar que um casamento o faça feliz. Mas felicidade, meus amigos, é repartir, se alegrar junto, dividir os fardos, aprender junto em meio às adversidades, descobrir que não nos bastamos - e agradecer por isso!

"Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela (...) Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito" (Efésios 5.25‭, ‬32‭-‬33). Só um Deus que é um em três pode nos ensinar o que é ser um sendo dois. Só um Deus que nos amou e se entregou por nós da forma maravilhosa que Cristo fez pode nos ensinar este mistério de amar e de se entregar por alguém. É um amor sobrenatural, que vem Dele, e que, se vivido Nele, nos levará para mais perto Dele.

Um casal que assume intimamente e publicamente o compromisso do matrimônio, que se implica, que paga o preço do viver a dois, que aprende a renúncia salutar que é conviver e sonhar junto, sustentados sempre pelo poder do Espírito Santo, vai compreender, inevitavelmente e progressivamente, mais do ser de Deus e mais da obra de Cristo por nós. O casamento é uma bênção de Deus para nossas vidas, e existe para que sejamos bênção Dele para outras vidas. Se você quer viver este alto padrão bíblico, peça a Ele, O busque mais do que tudo, deixe Deus o transformar aos poucos, e descanse na Sua provisão. Ele ama escrever histórias de verdadeiro amor!

Comentários

  1. Ei Leandro, adorei o novo formato, os temas e esse texto em particular. Parabéns por sua dedicação e sensibilidade em escrever sobre questões que nos fazem refletir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário