Co-Missão

"Disse, porém, Moisés ao Senhor: 'Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!'. Disse-lhe o Senhor: 'Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer'. Respondeu-lhe, porém, Moisés: 'Ah, Senhor! Peço-te que envies outra pessoa'. Então o Senhor se irou com Moisés e lhe disse: 'Você não tem o seu irmão, Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ele já está vindo ao seu encontro e se alegrará ao vê-lo'." (Êxodo 4.10‭-‬14)

Neste diálogo entre Deus e Moisés, onde este é desafiado a voltar ao Egito a fim de libertar os hebreus, percebemos:

1. Que embora Deus estivesse se manifestando de forma tão maravilhosa, nosso coração incrédulo e medroso insiste em buscar desculpas para não vivermos por fé a missão;

2. Moisés provavelmente tinha um problema de fala (alguns dizem que era gagueira, outros mera dificuldade de comunicação) e alega isso para Deus, vê nisto um obstáculo para sua missão. A resposta de Deus é ótima, dizendo que o surdo, o mudo e o cego - e os seus "opostos" - foram criados por Ele. Ou seja, todos existem por um propósito maior do que eventual limitação, e nada é complicado demais para Ele - que usa quem quer. Essa resposta do Senhor reafirma a dignidade dos portadores de necessidades especiais, visto que foram criados para a glória de Deus, para um propósito sublime Dele, e nada neles é empecilho para o Seu agir;

3. Deus se ira com nossa recusa covarde e cômoda em nos implicarmos na missão, apesar das inúmeras provas que Ele nos dá de que está e estará conosco todos os dias! Precisamos confiar, precisamos nos submeter, dar passos de fé. Se Ele é por nós, quem será contra nós?

4. O Senhor lembrou a Moisés de que ele tinha seu irmão Arão para lhe ajudar nas suas dificuldades. Quantas vezes reclamamos com Deus do que nos falta, mas não somos humildes para perceber que Ele decidiu nos prover certas coisas através dos nossos irmãos na fé, daqueles que caminham ao nosso lado! É urgente partilhar, amar, caminhar abraçados - e assim uns nos outros apoiados. Missão, num certo sentido, sempre é co-missão.

Referência bíblica auxiliar:
Rm 8.31

Comentários