"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (...) Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível. (...) Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (...) Pela fé Abraão - e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade - recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa." (Hebreus 11.1‭, ‬3‭, ‬6‭, ‬11)

Fé é uma certeza - apesar das muitas incertezas da vida. É uma confiança inabalábel em Deus - mesmo não tendo como garantia nada desse mundo. É pisar a Terra Prometida antes de entrar nela. É o pulo do filho em direção aos braços do Pai. É receber um não sabendo que Nele está o Sim e o Amém. É um dom - sim, é um presente de Deus, afinal é um milagre ter fé.

Não adianta dizer "eu tenho fé" e na prática confiar apenas em sua própria força e capacidade de planejamento. Fé não é pensamento positivo. Não é contar com "uma ajudinha a mais". Não é ter o Divino como gênio da lâmpada, um verdadeiro empregado a serviço das nossas vontades. Antes, fé é se entregar sem reservas. É confiar nosso destino ao Senhor Jesus. É confiar em Sua sabedoria.

Não adianta apenas acreditar que existe um Deus - até os demônios sabem disso. É preciso mais. É necessário crer em Suas promessas - que estão descritas na Bíblia - e viver a partir delas. Se não confiamos em Sua Palavra, não confiamos Nele. Simples assim. Pois a Palavra nos revela quem Ele é - e a partir desse conhecimento não existe meio termo: ou se crê e se entrega, ou não se crê de verdade.

Referências bíblicas auxiliares:
2Co 1.20
Ef 2.8
Tg 2.19

Comentários