Gente Como a Gente

"Eles lhe disseram: “Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes”. “Tragam-nos aqui para mim”, disse ele. E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças." (Mateus 14.17‭-‬21)

Quando lemos os relatos dos milagres que Jesus realizou, nossa tendência é pensar: "Ah, mas Ele era o Filho de Deus, o próprio Deus encarnado". Contudo esquecemos que Ele se tornou homem não só para nos redimir, mas para de fato viver a experiência humana - suas dores, faltas, angústias, lutos, alegrias, prazeres, amizades, etc. Jesus era gente como a gente! E, como homem, escolheu viver uma vida de dependência do Pai. A mesma que Ele espera que vivamos.

Na passagem em questão, Jesus tinha acabado de se retirar ao deserto após saber do assassinato de seu primo e grande amigo João Batista. Imagine como se sentiu! Sabemos que, quando seu amigo Lázaro morreu, Jesus chorou. Não porque não cresse na ressurreição, mas porque era humano. 100% Deus sim, mas 100% homem também. Por isso podemos inferir sua dor diante da morte de João Batista. Contudo, Jesus não paralisou. Ele sabia que tinha uma missão. E por isso multiplicou os pães e peixes em meio à dor e assim alimentou a multidão.

Sabe quando você não se vê em condições emocionais ou físicas de fazer mais nada, só querendo um tempo para si, e Deus te conduz a ajudar outros? Pois é assim que Ele faz. Não nos deixa entregues ao desanimo e à apatia, mas nos lembra quem somos e qual nossa missão. Ele nos faz repartir o pouco que temos: e nesse processo multiplica os recursos. É certo que, se nosso coração está Nele, nos compadeceremos dos que precisam de ajuda. E seremos felizes ajudando. Em outra ocasião, em que os discípulos trouxeram outra demanda de comida, Jesus afirmou: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra" (Jo 4.34). Ele não estava negando suas necessidades físicas, mas mostrando que cumprir a missão era algo maior do que elas.

Não negue sua dor, não negue sua fome existencial, não mascare sua tristeza. Mas compreenda que, enquanto você vive a missão Nele, Ele faz o milagre: o alimenta e alimenta também uma multidão. Nossos recursos materiais e emocionais podem ser limitados, mas os recursos de Deus são inesgotáveis! Tire um pouco os olhos de você e os coloque em Deus e no seu próximo. Enxergue algo muito maior que Deus está fazendo no mundo e quer que você participe! O poder Dele se aperfeiçoa em meio à sua fraqueza, lembre sempre disso!

Comentários