Sem Pressa

"Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria." (Provérbios 21.5)

Esse provérbio lembra muito aquele ditado popular que diz "o apressado come cru". E realmente há uma lição importante aí: tudo na vida tem um tempo de maturação, uma melhor forma de execução, elementos certos a serem combinados, a fim de que se alcance um fim desejado. Portanto, sem planejamento, não podemos esperar ótimos resultados.

Não se trata de algo rápido ou executado lentamente na verdade. Mas sim de compreensão de com que se está lidando. Existem situações que exigem respostas rápidas - mas até nestes momentos requer-se uma maturidade pessoal, desenvolvida anteriormente pelos envolvidos, para que haja sabedoria e êxito na ação. E há situações que demandam um planejamento maior, uma estratégia bem pensada, e que correspondam à complexidade da questão. Quantas vezes, pela pressa de um resultado, atropela-se etapas e colhe-se frutos insatisfatórios?

Portanto, não se deixe levar pela pressa do seu coração, e muito menos pela pressa imposta de fora pra dentro. Mas, com sabedoria e discernimento do Alto, permita-se refletir, questionar, reavaliar, tentar, ouvir pessoas sábias, voltar atrás ou deixar algo para trás. Escreva suas idéias com liberdade: esboce, tente algo inédito, cole na parede, desenhe. Já ouviu aquela expressão "entendeu ou quer que eu desenhe"? Pois bem, muitas vezes precisamos desenhar para nós mesmos - inclusive de forma literal.

O "lucro" desse processo - seja monetário ou não - é apenas consequência de um trabalho. Fruto de um bom trabalho. Fruto do bom trabalho de um bom executor. Fruto do bom trabalho de um bom executor e de um bom planejador. E, por que não dizer, fruto do bom trabalho de uma boa equipe? Nossos sucessos, ainda que resultantes de projetos individuais, sempre vão ser frutos de um trabalho coletivo - direta ou indiretamente. Portanto, seja grato à sua equipe. Seja grato aos seus mentores naturais. Reconheça as boas contribuições que já recebeu na vida. E comemore junto a colheita do que semeou. A graça da vida é celebrá-la com quem está ao nosso lado - sem pressa, claro!

Comentários