Senhor

“Obedeçam aos meus mandamentos e ponham-nos em prática. Eu sou o Senhor . Não profanem o meu santo nome. Eu serei reconhecido como santo pelos israelitas. Eu sou o Senhor, eu os santifico, eu os tirei do Egito para ser o Deus de vocês. Eu sou o Senhor ”. (Levítico 22.31‭-‬33)

Talvez uma das maiores dificuldades do homem ocidental contemporâneo seja lidar com essa palavra: "Senhor". Isso porque toda nossa cultura reforça a liberdade individual de fazermos o que quisermos, de sempre buscarmos o mais prazeroso para nós, de submetermos tudo ao escrutínio da nossa lógica particular e suprema vontade. Não estou dizendo que alguém deveria buscar o oposto disso. Mas que às vezes esse senso de que sou o centro da história me impede de enxergar o protagonismo de outro. Que talvez tenhamos dificuldade de reconhecer um senhor acima de nós.

Na passagem em questão, em três versículos seguidos, vemos Deus reforçando três vezes: "Eu sou o Senhor". Bem, Senhor aqui é mais do que pronome de tratamento, significa autoridade, alguém que está acima, de quem somos servos. E, se somos servos mesmo, qual nosso dever? Obedecermos à Sua Palavra, sermos leais, sabendo que nosso senhor é bom e justo. Não se trata de qualquer pessoa, mas de alguém que é digno de toda obediência e cujas ordens - sim, ordens - visam ao nosso bem.

Toda a vez que não honramos ao Senhor - com letra maiúscula, pois se trata do Senhor de todas as coisas e acima de todos os senhores - nós perdemos. Perdemos tempo, perdemos nosso referencial pra viver, perdemos nossa identidade e podemos perder muitas bênçãos - contudo, por misericórdia, Ele está sempre nos dando novas oportunidades de sermos servos melhores. Mais do que servos, aliás, Ele nos chama de amigos e filhos, pois não pede apenas coisas de nós: Ele nos ama, compartilha conosco Seus planos e nos presenteia com o que há de melhor Dele. Sim, o Senhor do Universo nos chama à intimidade e nos inspira a viver - hoje - na verdade e de verdade!

Referências bíblicas auxiliares:
Jo 15.15
Ef 5.1-2

Comentários