Amor Prático

"E Deus falou todas estas palavras: 'Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. (...) Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram a distância e disseram a Moisés: 'Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos'. Moisés disse ao povo: 'Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar'." (Êxodo 20.1‭-‬2‭, ‬18‭-‬20)

Nesta passagem vemos Deus entregando a Moisés os clássicos 10 mandamentos. Se puder, abra a Bíblia e leia o capítulo inteiro. Ao contrário do imaginário popular, não são toda a lei de Deus registrada na Bíblia, mas apenas uma parte dela.

As ordenanças que o Senhor deu ao Seu povo no período abrangido pelo Antigo Testamento dividem-se em leis morais, leis cerimoniais e leis rituais. Com a vinda do Cristo, este deixou claro que estas duas últimas já haviam cumprido seu propósito na vida do povo de Israel. Contudo também ficou claro que a lei moral permanecia e que sua compreensão foi aprofundada - isto é evidente por serem reflexo direto do caráter de um Deus que permanece santo.

Antes de prosseguirmos, vejamos um resumo desses 10 mandamentos da passagem em questão - e eu gostaria de, com muito cuidado ao sentido do texto, e em consonância com o entendimento bíblico de cada questão, transformá-los em proposições positivas:

1. Não tenha outros deuses além do Senhor
Creia que só existe um Deus e que Ele é suficiente na sua vida

2. Não faça imagens de coisas ou pessoas para fins de culto
Se contente com a imagem do cárater de Deus conforme revelado nas páginas das Sagradas Escrituras

3. Não use o nome de Deus em vão
Honre o nome do Senhor com suas palavras e atitudes

4. Guarde o sétimo dia
Pratique o princípio do Shabat, separando ao menos um dia na semana para seu descanso e reconhecendo o Senhor em todos os seus dias

5. Honre seu pai e sua mãe, a fim de que você viva bem
Mais do que um respeito formal, viva de forma a honrá-los - ou sua memória

6. Não mate
Seja um promotor de vida

7. Não adultere
Seja fiel ao seu cônjuge, em atitudes e pensamentos

8. Não furte
Respeite o que é do outro

9. Não faça declarações falsas
Esteja aliançado com a verdade

10. Não deseje o que é do outro
Esteja satisfeito com o que você tem - e é

Percebemos que os três primeiros mandamentos referem-se a um zelo para com o próprio Deus diretamente, depois vem um mandamento relativo ao indivíduo e, por último, seis voltados ao próximo. E é interessante perceber que o número 3 geralmente representa a Trindade, o número 1 unidade ou indivíduo, e o número 6 na Bíblia está associado ao homem como um todo. Curioso, não?

Jesus resumiu toda a lei em dois mandamentos: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Não é maravilhoso como isso nos faz lembrar de que temos deveres para com Deus, para com nós mesmos e o próximo?

Por que o amor resume a lei? Porque Deus é amor e a Sua lei nada mais é do que ensinamentos de como amarmos melhor. Por que o amor a Deus deve vir primeiro? Porque fora Dele nos perdemos, é Ele que dá sentido a tudo, é vivendo pra glória Dele que nos realizamos, porque Ele é apaixonante (sim, você precisa conhecer isso!) e esse amor nos inspira de forma única, porque permanecendo no Amor que Deus é nos tornamos capazes de amar pra valer. Finalmente, por que devo amar ao próximo como a mim mesmo? Porque amor que não transborda não é amor.

Referências bíblicas auxiliares:
1Jo 4.20-21
Mt 22.36-40

Comentários