Palavras...

"A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira." (Provérbios 15.1)

Vou dizer uma coisa pra vocês: não é nada fácil praticar esse provérbio. Quando as pessoas são infelizes conosco, agem de forma desleal, são agressivas no falar... qual é a nossa vontade? Voar no pescoço delas, responder à altura, nos impormos de cara? Pois bem, ainda que tais reações nos satisfaçam na hora, elas podem causar um prejuízo muito grande.

É difícil suportar certas coisas - o que é diferente de se calar, que pode ser o melhor em determinada situação ou não - mas não é impossível. Nós não devemos ser guiados pelo calor das emoções, mas sermos sábios: pacientes, assertivos, educados, guiados pelo Espírito. Para o nosso próprio bem e para o bem daqueles a quem amamos.

"Leandro, você deve ser muito calmo, mas definitivamente meu temperamento não é esse", alguns dirão. Então... quem disse que estou falando de temperamento? E quem disse que é fácil pra mim? Muitas vezes não é. Pode ser que você não seja calmo naturalmente, mas o Espírito Santo que habita em nós transforma nosso interior e, consequentemente, nossas atitudes exteriores. Se eu não cresse nisso, não faria sentido crer no Deus da Bíblia. Ele nos capacita a fazer o que naturalmente não conseguimos. Ele nos ama e nos molda para que sejamos como Jesus.

Não revide ira com mais ira. Não responda grosseria com outra grosseria. Não pague na mesma moeda! Não se trata de "deixar para lá", mas de uma escolha consciente. Converse com educação e respeito - mesmo que seja da sua parte. Se não for possível num determinado momento, deixe para conversar em outra ocasião. Se posicione firme quando necessário, mas sem arrogância e grosseria. Não grite. Não trate de coisas sérias através de redes sociais ou com a atenção dividida - tem coisas que precisamos conversar corajosamente e tranquilamente olho no olho. Ouvir antes de falar. Ter ânimo conciliatório, disposição para rever suas atitudes, firmeza de caráter e de amor. Nem sempre é melhor ter "a razão". Mas o melhor sempre é amar.

Comentários