Retribuição

"Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você." (Provérbios 25.21‭-‬22)

"Perdão, perdão, quero lhe pedir perdão!" - a passagem bíblica acima logo me fez lembrar desta música! Vemos que, muito antes de Jesus ter dito claramente para amarmos nossos inimigos, o autor de Provérbios já tinha recomendado essa atitude de compaixão e misericórdia. A mensagem da Bíblia é uma só - sempre foi!

Alguns dizem que Deus mudou a partir do Novo Testamento. Engano! Ele só tornou mais explícitas algumas coisas. Porém sempre foi o mesmo! Sempre alcançou gentios, sempre foi misericordioso, sempre foi amoroso. Sua justiça não diminui Seu amor - mas isso é assunto para outro post!

Nesta passagem subentende-se que é fácil fazer o bem a quem é bom pra nós - e por isso o desafio é fazermos o bem aos nossos inimigos. Ter compaixão é ser compassivo. É uma qualidade do agente, independentemente do outro merecer ou não. É ser humano e humanizar quem se desumaniza através do mal que pratica. Em tempos de volta à Lei de Talião ("olho por olho, dente por dente"), precisamos recuperar o sentido de sermos cristãos. Não olharmos com ódio ou agirmos com revanchismo, mas sermos misericordiosos e praticarmos o amor ao próximo.

Pode até ser que você não tenha uma boa retribuição por parte de quem você ajudou. Pode até ser que não veja frutos imediatos da sua atitude. Mas não se entristeça com isso! O que importa é que o Senhor te recompensará em momento oportuno e que uma semente terá sido plantada em um coração. O Espírito continuará conduzindo todas as coisas para além das suas possibilidades - mas o que você pode fazer hoje?

Comentários