Ria

"Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira;  do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal." (Provérbios 22.24‭-‬25)

Quando eu falo que não curto muito andar com gente séria demais, que senso de humor é fundamental na vida, não sou muito bem compreendido. Mas entendam o que quero dizer.

Gente séria é importante - aliás todos devemos ser. Muitas situações na vida vão exigir de nós seriedade. Além do que gente que faz piada de tudo o tempo inteiro está fugindo de algo - e isso não é saudável. Por outro lado, conviver com gente séria demais é algo muito chato! A vida já é séria demais naturalmente e precisamos de gente leve por perto. Gente que saiba rir de si mesma. Aliás, dizem que rir é um remédio natural!

É claro que existem momentos e momentos. Na vida precisa haver espaço para o luto, assim como para a festa. Precisamos ser amigos disponíveis nos dias difíceis para o outro, nos dias em que este não está tão agradável. Contudo tem gente que se habituou a ser desagradável e ranzinza sempre - e é disso que estou falando.

E gente que se irrita por qualquer coisa? Torna os dias pesados, os relacionamentos em guerras sem fim. Irar-se é normal. Há motivos para irritar-se que são legítimos - vide Jesus e os vendilhões do templo. Contudo, ficar estressado por qualquer motivo é perturbador para quem está perto. Não sei se a vida já te deu muitos motivos para zangar-se, mas em Deus temos motivos de sobra para sorrir. Vamos praticar um pouco mais?

Comentários