Um Coração Ensinável

"Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará. Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber. Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as consequências." (Provérbios 9.8‭-‬9‭, ‬12)

Umas das coisas que eu mais admiro nas pessoas é a humildade. Pessoas que, independentemente de suas condições sociais e intelectuais, têm o coração ensinável, sabem ouvir e valorizar o outro para além da formalidade, reconhecem suas próprias falhas e possuem um ânimo de reparação. São pessoas que reconhecem o papel do outro, o valor do outro, apesar do que não gostam no outro.

Infelizmente conheço pessoas que são vaidade pura. De tão cheias de si, de tão orgulhosas, só param para validar seus pares. Tratam com interesse e atraem quem as trata com interesse. Pessoas que não encaram suas mediocridades e portanto se colocam como juízes do próximo. Por se acharem acima da média, se iram com quem lhes aponta um erro. Mal sabem que esse caminho que escolheram leva à morte e à solidão - não um tipo de solidão total, pois na vida sempre encontraremos bajuladores, mas a ausência de muitas das pessoas que mais nos amam.

Dai-nos, Senhor, um coração sábio, humilde, ensinável! Nos ajude a ouvir o outro, mesmo quando acreditamos que não temos nada a aprender. Mostre-nos que não nos bastamos na vida. Como somos incompletos! Em nome de Jesus, amém.

Comentários