Uma Fé Madura

"Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda. E disse: 'Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento'. Jesus lhe disse: 'Eu irei curá-lo'. Respondeu o centurião: 'Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado'. Então Jesus disse ao centurião: 'Vá! Como você creu, assim acontecerá!'. Na mesma hora o seu servo foi curado." (Mateus 8.5‭-‬8‭, ‬13)

Alguns vão dizer que através da campanha de sete semanas o milagre acontecerá. Outros, que é necessário você subir ao monte para ter um encontro com Deus. Ainda outros dirão que o milagre só acontece se o pastor impor as mãos. Contudo é unicamente pela fé que as montanhas são movidas. Uma fé bem pequena, do tamanho da menor semente que existe, mas verdadeira, é o que Deus deseja. E esta fé, inclusive, moverá nosso coração para pedirmos corretamente.

Fé não significa pensamento positivo, torcida para que algo dê certo. Mas sim confiança em Deus, que é poderoso e bom. É certo que Ele usa de múltiplas formas para agir e realizar Sua vontade - inclusive formas tão naturais que muitos, que buscam uma ação sobrenatural, não percebem Sua assinatura. Mas isso tem a ver com Seu propósito em cada vida, em cada situação. Pode ser também que Ele não realize algo que esperamos por Sua soberana e boa vontade. Mas a fé nos dará a certeza de que Ele sempre faz o melhor.

A fé que o centurião da passagem em questão demonstrou foi elogiada por Jesus. Aquele reconheceu que Jesus não estava limitado a métodos ou padrões humanos. Que não existiam limites geográficos, temporais ou de qualquer natureza para Jesus. Percebemos então que o centurião não via Jesus apenas como um curandeiro, mas como alguém que tinha autoridade. Quantas vezes não nos falta esse tipo de fé! Ter os olhos fixos Nele e, a partir dessa visão, enxergar todo o mais em perspectiva. Sem fé é impossível agradar a Deus.

Referência bíblica auxiliar:
Hb 11.6

Comentários