Um Deus Humilde

"'Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua'. Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia. Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão." (Lucas 22.42‭-‬44)

Jesus é 100% homem e 100% Deus - ao mesmo tempo. Pode não ser algo simples de compreender, mas precisamos aceitar esta verdade pois é o que as Escrituras nos revelam.

Nesta ocasião no monte das Oliveiras, fazendo sua oração antes de se entregar aos malfeitores e ser brutalmente torturado e morto, Jesus sofreu. Como homem, pela dor física e o escárnio que teria de suportar, além de sentir toda a ira do Pai por conta dos pecados dos homens - o sentimento de ausência deste seria o pior de tudo, sem dúvida. Quem conhece Jesus sabe quem o Pai é pra Ele.

Como Deus, enxergaria nos rostos dos malfeitores criaturas suas que se desviaram da verdade e atentariam contra o próprio Criador - que absurdo, que tristeza! Mas Jesus foi até o fim, e em tudo se submeteu ao Pai, pois sabia que era o caminho necessário para salvar os homens - uma recompensa maior para Ele do que Seu grande sofrimento. Quanto amor!

Acho interessante o trecho que diz que apareceu um anjo do Céu que o fortalecia em meio a esse sofrimento. Mesmo sendo Deus, se submeteu à experiência humana totalmente, foi humilde, clamou ao Pai e aceitou o consolo celestial de anjos - criaturas menores do que Ele mesmo. Nossos conceitos de humildade, simplicidade e humanidade precisam ser revistos!

Fazendo um paralelo, quantas vezes por arrogância não ouvimos pessoas que não tem o mesmo grau de escolaridade, ou a mesma experiência, mais novas em idade, ou diferentes em outros quesitos nos quais nos sentimos melhores do que elas. Diferentemente de nós que somos metidos a bestas de graça, Jesus realmente não precisaria ser fortalecido por um anjo, a não ser porque havia escolhido passar pela experiência humana por completo - Ele renunciou temporariamente ao uso de Seus atributos.

Mas nós somos estúpidos mesmo. Por muito pouco já não nos misturamos, olhamos de nariz empinado, achamos que o outro não pode nos ajudar em nada, rimos das diferenças. Por pouco nos achamos melhores e nos tornamos autoritários. Por pouco achamos que o sofrimento não nos alcançará pois estamos acima do bem e do mal. Coitados de nós! Jesus não era arrogante - se fosse, nós não estaríamos aqui pra contar história.

Comentários