Amor em Prática


Há alguns anos, certo professor da John Hopkins University designou um grupo de bacharéis para ir à favela investigar a formação e o meio ambiente de 200 meninos, na faixa etária dos 12 aos 16 anos, e predizer suas chances de sucesso no futuro. Após pesquisarem as estatisticas sociais, conversarem com os meninos e recolherem o máximo de dados possivel, os estudantes concluíram que 90% dos meninos passariam a maior parte do tempo na cadeia.

Vinte e cinco anos depois, foi dada a outro grupo de bacharéis a incumbência de voltar à mesma área e testar a predição. Alguns dos meninos agora homens ainda estavam lá; alguns haviam morrido, e outros, se mudado. Porém, os estudantes conseguiram entrar em contato com 180 deles, e descobriram que apenas quatro já haviam estado na cadeia. Por que aqueles homens, que haviam sido criados num ambiente propício ao crime, mostraram ter antecedentes tão surpreendentemente bons? Continuamente, os pesquisadores ouviram: "Bem, havia aquela professora...".

Os estudantes pesquisaram mais e descobriram que 75% dos meninos haviam sido influenciados por uma certa mulher. Encontraram-na vivendo num lar para professores aposentados, e perguntaram-lhe como foi que exerceu uma influência tão marcante sobre um grupo de crianças faveladas. Poderia ela dar alguma razão por que aqueles meninos se lembravam dela? "Não", respondeu ela, "não, eu realmente não poderia". Entǎo, pensando nos anos que se passaram, ela disse mais para si mesma que para os entrevistadores: "Eu amava aqueles meninos...".

Fonte: WHITE, Jerry; Honestidade, Moralidade e Consciência; JUERP, Rio de Janeiro: 1984; pg. 181.

Comentários