Autojustificados?

"A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: 'Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. 'Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. 'Eu digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado'." (Lucas 18.9‭-‬14)

Deus detesta hipocrisia. Detesta gente que se acha justa aos seus próprios olhos, gente que julga os outros rápido mas nunca seus próprios atos. Gente que levanta a voz para condenar, mas se cala quando o assunto são seus defeitos. Jesus não veio para os que se acham "sãos", mas para os doentes.

Todos nós pecamos. Todos nós carecemos da graça e do favor divinos. Todos nós somos miseráveis. Por que então nos achamos melhores do que os outros? Às vezes odiamos no outro defeitos que nós também possuímos - mas o do outro é pior, preferimos pensar assim. É como se fosse uma fuga de nós mesmos. Ou então pode ser que os pecados do outro sejam realmente diferentes, mas precisamos admitir ainda assim que nós também pecamos e precisamos da graça de Deus pra viver. Somos implacáveis com os outros e extremamente condescendentes conosco. Você é assim? Será que nem um pouco?

O sermão sempre é direcionado a alguém de quem lembramos - esteja ali no culto ou não. Talvez mesmo ao ler este artigo você esteja pensando em outras pessoas. Mas nunca aplicamos a nós, pois somos "superespirituais". Aí fica uma pergunta: se somos tão bons assim, o que estamos fazendo na igreja? Ou qual o propósito de estarmos aqui na Terra? Será que somos uma segunda leva de Messias? Ou será que somos pecadores salvos que dependem da graça pra viver? Deus resiste aos soberbos - mas dá graça aos humildes.

Quanto mais nos reconhecermos pecadores, mais iremos valorizar a graça de Deus - afinal de contas, Ele não era obrigado a nos aceitar, amar e nos dar tantas coisas boas na vida. Quem irá amar mais a Deus? Aquele quem Deus "perdoou mais". E quem é este? Não necessariamente quem pecou mais, mas aquele que é humilde e reconhece o quanto depende das misericórdias do Senhor pra viver. Como todos estávamos em dívida, todos precisamos reconhecer estas dívidas e nos arrepender a fim de agradar a Deus. Um homem e uma mulher tementes a Deus, sempre e cada vez mais, vão se reconhecer miseráveis e carecedores da graça de Deus. Essa postura os fará cada vez mais dependentes Dele. E suas orações subirão - já as dos autojustificados não.

Referências bíblicas auxiliares:
Mc 2.17
Lc 7.41-43

Comentários