Jugo



"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11.28‭-‬30)

Que promessa maravilhosa! Em meio às inúmeras dificuldades da vida, Jesus nos convida a depositar sobre Ele nossas ansiedades e a ter Nele um descanso de verdade! Tente visualizar a cena da passagem em questão. Nela temos pessoas sofredoras, pesos insuportáveis sobre seus ombros e um herói que alivia essas pessoas.

Dentro desta cena, eu fico a imaginar uma senhora idosa carregando um peso enorme, um jugo acumulado de anos, e que por isso quase não aguenta andar. Seu semblante é sofrido, sabe que o caminho é longo e que suas forças estão indo embora. Está com sede, está com os pés machucados, sua coluna dói. Se sente só - ninguém aparece para dividir seu peso, no máximo para acrescentar mais alguma coisa. Já caiu e levantou algumas vezes, mas teme que caia da próxima vez e não levante mais. Nesse estado, já sem esperança, lhe aparece alguém com uma face amorosa e que faz um convite gentil para que ela se aproxime. Percebendo o amor desse homem, a senhora não consegue recusar o convite. Ouve-se então, quase que num sussurro: "Eu assumo daqui pra frente".

Jesus, sem hesitar, troca o fardo da senhora por um extremamente leve - e o fardo pesado dela leva sobre si. E repete o gesto com outras pessoas naquela estrada - inclusive muitas das que carregavam mais peso. Ele sofre em sua carne o desgaste que a mulher e todos os outros sofreram e sofreriam - até as últimas consequências! Mesmo assim Jesus se alegra em saber que a senhora e cada um daqueles estão livres de qualquer jugo. Que por causa do que Ele fez, eles hoje podem viver de verdade! Jesus cumpre toda a caminhada proposta e sai dela como um vencedor. Ele e aquelas pessoas se tornaram amigos. E não é que essa era a intenção de Jesus o tempo inteiro?

Comentários