Propósitos Maiores

"Eu, porém, farei o coração do faraó resistir; e, embora multiplique meus sinais e maravilhas no Egito, ele não os ouvirá. Então porei a minha mão sobre o Egito, e com poderosos atos de juízo tirarei do Egito os meus exércitos, o meu povo, os israelitas. E os egípcios saberão que eu sou o Senhor , quando eu estender a minha mão contra o Egito e tirar de lá os israelitas”." (Êxodo 7.3‭-‬5)

Essa passagem é muito interessante, pois nos revela que há um propósito divino para além de condições adversas:

1. Deus é soberano. Foi Ele quem endureceu o coração de Faraó. "Ué, mas não foi justamente Deus quem queria que Moisés libertasse o povo hebreu, por eles estarem sofrendo no Egito? Não faz sentido!", alguns dirão. Bem, essa continuava sendo o propósito do Senhor com relação ao Seu povo escolhido. E Ele o cumpriria. Porém havia outro propósito ali, maior do que a necessidade de se libertar imediatamente.

2. Deus queria manifestar Seu poder aos egípcios, a fim de que soubessem que Ele é o Senhor. Esse era Seu propósito também! Ele não estava preocupado apenas com os hebreus, mas também com os egípcios. Não sabemos se apenas com o intuito de revelar Seu senhorio, evidenciando assim a rebelião destes contra o Deus verdadeiro (o que será levado em consideração no Juízo Final), ou se com o intuito de levar algum egípcio à salvação pelo testemunho de Suas obras.

Seja como for, é lindo percebermos que servimos a um Deus que tem o controle de todas as coisas, que age conforme propósitos maiores, que apesar das oposições que sentimos cuida de nós e nos ensina verdades acerca de Si. Talvez você não entenda por que Deus tem permitido que você passe por certas coisas. E talvez você não chegue a uma conclusão agora sobre isso - pode ser até que nunca chegue! Mas você precisa confiar que Ele tem propósitos maiores, sublimes. Sim, você precisa descansar em Seus cuidados.

Ele quer revelar Sua glória através da sua vida! Ele quer que as pessoas enxerguem o poder Dele se aperfeiçoando em meio à sua fraqueza. Ele tem um lugar lindo preparado pra você - mas na caminhada até lá Ele usará de todas as coisas para Se fazer mais e mais conhecido! Não despreze suas lutas: Deus ainda é Senhor! A sua vida está sendo espelho de Sua majestade aos que te observam. Glória a Deus por isso! Descanse Nele. Ele está no controle, sempre.

Referências bíblicas auxiliares:
Rm 8.28
2Co 12.9-10

Comentários