Sabedoria Popular

"Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal." (Provérbios 13.20)

Aquele ditado popular "diga-me com quem andas e te direi quem és" deve ter sido inspirado nesse provérbio bíblico. Inevitavelmente, ainda que não admitamos, somos uma "média" das pessoas com as quais convivemos. Isso porque somos mais influenciados do que costumamos admitir.

Portanto, se você anda com pessoas que gostam de ler, a tendência é que você leia um pouco mais. Se você sempre sai com pessoas que só comem fast food, a tendência é que sua dieta tenda ao desequilíbrio também. Se você é próximo de pessoas que buscam santidade, você terá um grande incentivo para se tornar mais santo. Porém se anda demais com pessoas que não levam Deus a sério, pode ser que se sinta atraído pelo estilo de vida pecaminoso delas.

É claro que falo de maneira geral. E é natural que busquemos companhias com as quais já nos identificamos de cara, que tenham coisas em comum. Porém é verdadeiro que podemos escolher sim quem estará no grupo seleto das pessoas mais chegadas: pessoas que realmente somem à nossa vida, tenham objetivos em comum, amem a Deus acima de tudo.

Não estou dizendo que você não deve ter amigos que não sejam cristãos, claro que isso é importante! E nem que vamos buscar amizades de pessoas "perfeitas" - pois nós mesmos não somos e estas não existem. O que quero dizer é que somos pessoas influenciáveis por natureza - e por isso devemos selecionar sim quem será mais íntimo. Como diz outro ditado, "as más companhias corrompem os bons costumes". Ah, esse está na Bíblia mesmo! É a sabedoria popular, nesse assunto, em acordo com a sabedoria bíblica.

Referência bíblica auxiliar:
1Co 15.33

Comentários