Sobre Espinhos e Flores


A depressão é um dos maiores males da atualidade. E um dos maiores estigmas sociais também. Trata-se de uma doença que, devidamente diagnosticada, necessita de tratamento médico, o que geralmente inclui uso de remédios e apoio terapêutico. Pode ter as mais diversas origens, como genética, traumas, estresse, efeitos colaterais de medicamentos, etc. Contudo, não poucas vezes, é confundida com fraqueza de personalidade, com alguma desculpa, com mera tristeza "sem motivo" (e por isso "desnecessária") e até com falta de fé por religiosos.

Infelizmente essa má compreensão da questão tem levado muitos a não buscarem ajuda por puro preconceito, ou a não oferecerem ajuda adequada a pessoas próximas. As pessoas vão adoecendo aos poucos e, quando percebe-se, já abriram mão de muito da vida. Sem falar da própria vida - a taxa de suicídio em nosso país é alta, cerca de uma pessoa por hora*! Como cristãos - acho que a maior parte de nós somos - devemos ser os primeiros a acolher quem passa por este tipo de problema. E devemos fazê-lo com gentileza, sem julgamentos, com empatia e interesse real. Todos possuímos problemas, todos estamos sujeitos a enfermidades, então devemos ter um olhar fraterno a quem enfrenta esse tipo de luta. Nunca devemos dizer "isso é bobagem", "deixa de frescura" ou "você não tem fé?". Não se trata disso. Mas devemos sim acolher, abraçar fisicamente se a pessoa permitir, transmitir segurança e o amor de Deus. Estas são demonstrações de que estamos ao lado da pessoa!

E, se você está passando por depressão, saiba: não é o fim! A vida é muito maior do que o momento que se está vivendo, do que esse sentimento aí. Ninguém é de ferro. E ninguém é infalível. Os problemas não duram para sempre também. Não se culpe por enfrentar esta luta - todos podem passar por ela! Eu mesmo já sofri muito com isso e sei que tenho uma tendência melancólica - mas leia este blog e veja quantas flores já brotaram em meio aos espinhos! Particularmente acredito que os que passam por isso sejam - e se tornem - mais fortes e guerreiros do que muitos que escondem sua dor. Não é vergonhoso admitir que dói. Somos humanos, de carne e osso, e não estátuas - ainda bem!

Se ame, se perdoe, se aceite - assim como Jesus fez. Ele nos conhecia exatamente como somos, quando se entregou por amor na cruz do Calvário. Contudo, nenhum defeito ou dificuldade humanas são maiores que Sua graça. O Senhor disse ao apóstolo Paulo que Seu poder se aperfeiçoa em meio à fraqueza. Ou seja, Deus é tão sábio que utiliza o que para nós só causa sofrimento para que algo muito precioso seja gerado. Não duvide deste poder, desta sabedoria e deste amor divinos! Foram eles que levantaram o profeta bíblico Elias quando estava debaixo de uma árvore pedindo a morte, ou pouco depois quando se escondeu numa caverna. E que sustentaram o grande pregador Charles Spurgeon, que lutava contra a depressão, durante seu ministério. Não será diferente com você: a graça de Deus te sustentará na caminhada, proverá todas as suas necessidades em Cristo Jesus, e você ainda ajudará a muitos! E lembre-se: Deus também usa pessoas para nos abençoar! Ok? Vamos caminhar juntos!

*Segundo dados do CVV - Centro de Valorização da Vida. Para mais informações, acesse: www.cvv.org.br

Comentários