Se Você Soubesse

 

Se você soubesse todo o seu futuro hoje, o que isso mudaria na sua vida? Perderia menos tempo em caminhos intermediários, mas não necessariamente errados? Se sim, será que teria o aprendizado deles? Você respeitaria as etapas de amadurecimento ou forçaria o futuro para que se tornasse presente? E se isso acontecesse, você estaria pronto para vivê-lo hoje?

Se você soubesse todo o seu futuro hoje, você saberia discernir se ele é bom ou ruim com sua cabeça de agora? Você se reconheceria? Você admiraria a sua versão mais velha ou se entristeceria com ela? Você tentaria evitar erros graves hoje? Há algo que você pode fazer hoje pelo seu eu do futuro mesmo sem conhecê-lo? Há algo que o seu eu do futuro se orgulharia de você ter feito hoje? E pelo seu eu do presente há algo que você pode fazer hoje?

Se você soubesse todo o seu futuro hoje, você descansaria em Deus ou apenas na confiança de saber o que lhe espera? Você acha que Deus quer que você descanse Nele ou nas circunstâncias? O que a dependência Dele, no escuro do que é o futuro, pode gerar de positivo no relacionamento de vocês e na sua experiência de fé? Você acha que fé é acreditar no que se vê? Você prefere ter fé - enquanto relacionamento de confiança com Deus - ou bola de cristal?

Você gostaria de saber todo o seu futuro hoje? Não apenas a parte boa, mas a parte difícil, inclusive o dia da sua morte e da morte de pessoas queridas? Você acha possível desmembrar da vida os dias ensolarados dos dias cinzentos? Se souber, me conte. Mas acredito que isto não seja possível. E acredito em que não precisamos saber o futuro para sermos felizes. Talvez saber do futuro não nos faça felizes. E não porque será ruim, mas porque ainda vamos nos tornar quem um dia seremos. Felizes são os que confiam sem ver.

Comentários