Sutilezas



"Respondeu-lhe o Senhor: 'Passe à frente do povo. Leve com você algumas das autoridades de Israel, tenha na mão a vara com a qual você feriu o Nilo e vá adiante. Eu estarei à sua espera no alto da rocha do monte Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber'. Assim fez Moisés, à vista das autoridades de Israel." (Êxodo 17.5‭-‬6)

"E o Senhor disse a Moisés: 'Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem'. Então Moisés pegou a vara que estava diante do Senhor, como este lhe havia ordenado. Moisés e Arão reuniram a assembleia em frente da rocha, e Moisés disse: 'Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para dar a vocês?' Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam. O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: 'Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que dou a vocês'." (Números 20.7‭-‬12)

Pense na seguinte situação: Deus numa hora te pede para agir de determinada forma numa situação específica. Você obedece e dá tudo certo. Em outro momento Ele te pede algo muito parecido com o que te pediu antes, porém ligeiramente diferente. Você age exatamente como da primeira vez. Você acertou ou errou? Lamento informar, mas você falhou. Não existe uma balança que diga "você acertou mais do que errou", mas a Palavra nos ensina que por tropeçarmos num só aspecto da lei, nos tornamos réus dela toda. Se falhamos, precisamos nos arrepender e, ainda assim, arcar com as possíveis consequências do nosso pecado - senão todas, algumas.

Muitos consideram Deus injusto por isso. Mas Ele não é injusto - Ele é santo. E sabe o porquê de cada coisa que requer de nós. Nós é que fazemos vista grossa pro erro. Nossos sensos de certo e errado são muitas vezes equivocados. Nosso temor ao Senhor, falho. Somos presunçosos, achando que já sabemos tudo sobre a vida e sobre o modo de Deus agir. Se contrariados, reclamamos - e até ficamos zangados com Deus. A verdade é que somos carnais - mais do que pretendemos admitir.

Um coração humilde é o que Deus deseja de nós. Muitos estão atentos ao nosso testemunho e uma só falha pode servir de pedra de tropeço para outros. Somos melhores do que Moisés que bateu na rocha? Não mesmo. Estamos livres de falhar? Infelizmente não. Mas por isso mesmo precisamos vigiar e evitar as sutilezas do pecado. Tem erros que, de tão sutis, achamos que são ignorados por Deus. Mas as coisas não funcionam assim. Precisamos de um coração quebrantado para ouvir Sua voz e compreender exatamente o que quer de nós. Precisamos valorizar Sua Palavra. Só assim vamos glorificá-Lo. Só assim pisaremos a terra de muitas promessas.

Comentários