Invasão de Privacidade


Olá, queridos! O que vocês acham do tema "invasão de privacidade"? Acredito que todos nós o encaremos como algo negativo, sem dúvida. E quando se trata de "exposição da privacidade"? Até que ponto é bom e a partir de quando se torna ruim? Hoje contamos com diversos meios de comunicação, vestuários, códigos verbais e não-verbais que nos denunciam para o mundo, querendo ou não. E muitos de nós queremos isso, pelos mais diversos motivos. Uns porque sempre gostaram de ser o centro das atenções, outros porque nunca a tiveram, alguns porque precisam se reafirmar através dos olhares dos outros e alguns outros porque têm algo a compartilhar com o mundo - seja uma mensagem escrita, falada, cantada, filmada, inventada ou vivida. Eu considero que me encaixo neste último perfil, sendo que o que compartilho é o que vivo e acredito, sem invenções.

Orkut, MSN, Twitter, YouTube, Fotolog, blog... Tem gente que faz uso destes recursos apenas por modismo e sem critério algum. Expõe a si e aos outros sem cuidado, sem pudor e sem vergonha muitas vezes. E vocês não acham que isso tudo envolve a grande questão da "construção da identidade"? Sem dúvida. Na Web você pode ser quem quiser: a sua pessoa se confunde com o personagem que assume virtualmente. O magrinho é o saradão gostosão. O tímido é o cara extrovertido e popular. A feia vira a Juliana Paes. E os defeitos são ignorados ou eliminados através de Photoshop. Afinal, o embate "olho-no-olho" é desconfortável para muitos e, mais do que ele, não são nada fáceis os desafios de se relacionar com aquele que é diferente de mim e de assumir quem se é na vida real. Porém, só assim crescemos de verdade. 

Finalmente, quero deixar claro que não sou contra tais sites ou recursos de interação interpessoal. Eu mesmo faço uso de quase todos estes. E vejo muitas coisas boas nos mesmos, como amizades que podem ser iniciadas, projetos que podem sair da gaveta, amigos que podem ser reencontrados, idéias que podem sair da cabeça. Podem, mas vai depender se pra você o meio é um meio ou o próprio fim. E este fim não precisa ser um projeto ambicioso, mas quem sabe o próprio prazer de compartilhar algo bom com outros.  

Obs: Pensando nisso e depois de assistir ao vídeo institucional do Twitter, decidi aderir ao mesmo. O formato de textos de até 140 caracteres por post me ajudará a compartilhar pequenos momentos e idéias de forma mais freqüente com vocês. O blog continuará a todo vapor, com reflexões que merecem um espaço maior. Quem se interessar, meu endereço no Twitter é http://twitter.com/leandrosonhador

Comentários