Demonstrações do Poder de Deus


Olá pessoal! No último mês estive substituindo a professora da classe de 1 Coríntios em minha igreja. Foi uma experiência enriquecedora, sem dúvida! As cartas de Paulo continuam vivas, tendo muito a ensinar à igreja de hoje. Com toda a disposição e energia que temos como jovens, acredito que Deus quer nos usar neste tempo para que sua igreja seja de fato relevante - e muitas vidas sejam alcançadas! Vou comentar um pouco do que tenho aprendido, refletindo com vocês sobre 1 Coríntios capítulo 2 versículos 4 e 5:

"A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus."

Em primeiro lugar, precisamos entender quem era o público ao qual Paulo se dirigia. A igreja da cidade de Corinto, ao sul da Grécia, era formada por recém-convertidos que traziam como bagagem cultural um misto de filosofias, crenças e costumes próprios de uma cidade portuária. Do mesmo modo como fluíam pessoas diferentes pela cidade, assim também eram a moral e os princípios deste povo: transitórios e conforme a conveniência. Mas tinha algo que os cidadãos de Corinto valorizavam muito, sobretudo pela grande influência da filosofia grega: a retórica. Quanto mais eloquente fosse o pregador, mais felizes se sentiam! A forma era exaltada sobremaneira! O conteúdo poderia ser o mais esquisito, sem problemas, desde que o transmissor da mensagem fosse bem carismático. E lidar com estes cristãos foi um dos maiores desafios no ministério de Paulo. Ainda bem que ele não fez nada sem depender do Espírito!

Megatemplos lotados, pregadores com a "unção do grito" e perfomances diversas em cima do palco, infelizmente, tem virado sinônimo de poder de Deus. Hoje não é diferente de 2000 anos atrás. Um pregador coerente com a integralidade do evangelho enfrenta os mesmos problemas que Paulo viveu: um povo que quer show, mas que se nega a ouvir a verdade, ou melhor, a mensagem do Cristo crucificado. Podemos ler no versículo 2 deste mesmo capítulo: "porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado". Festejamos a ressurreição, a vitória da vida sobre a morte! Aleluia! Isso, sem dúvida, é maravilhoso. Não prego um Jesus coitado que ainda está morto. Porém não falamos do preço que foi pago para nos trazer esta vida. Não pregamos mais arrependimento. Não compreendemos que a cruz foi o ápice de demonstração do amor de Deus pelos seus!

Paulo sabia do que o povo de Corinto necessitava. Não era mais um pregador eloquente, nem promessas de um lugar charmoso na pós-vida. Não! Mas sim ter um verdadeiro encontro com a graça de Deus, com o Senhor Jesus, com o evangelho que muitos chamavam de loucura. E o discurso de Paulo não é uma desculpa para uma possível falta de instrução e sabedoria de sua parte. Pelo contrário! Se tinha alguém que conhecia a filosofia helenista, reconhecia o pensamento predominante em sua época e sabia se articular, esse alguém era Paulo. Mas ele resolveu "nada saber entre vós", para que a mensagem da cruz tivesse o seu lugar e o Espírito agisse com liberdade. E a sabedoria de Deus não é igual a dos homens. Esta, uma pseudosabedoria. Aquela, o próprio Cristo.

O acúmulo de conhecimento não é o mesmo que sabedoria. Assim como gritar e pular não são sinônimos de poder. Mas a Palavra ensinada pelo Espírito gera vida verdadeira e transformação na igreja. Não é revelação nova, mas o que Deus nos deixou registrado em Sua palavra. Você discerne o que come? Sabe avaliar o que vem da parte de Deus mesmo ou se deixa levar por sentimentos arrebatadores? Nossa fé é racional e o próprio Paulo atesta disso muitas vezes. Mas o que vemos é uma fé emocional apenas, sem consistência, que se nutre apenas com leite. Deus deseja nos prover alimento sólido, uma fé madura, que vai além do que parece. Creio no poder do Espírito para agir sobrenaturalmente no meio da igreja, distribuir dons, curar enfermos e trazer alegria ao abatido. Mas não nos enganemos: esse mesmo Espírito é coerente com o evangelho de Cristo e comprometido com o crescimento do Seu povo. A palavra da cruz não pode ser negligenciada de forma alguma! E muitas vezes aquele pregador sem grande oratória se torna canal do poderoso Deus!

Querido leitor, que você seja porta-voz do Altíssimo neste tempo! Não se preocupe com a performance que esperam de você. Mas submeta-se humildemente ao Espírito. Não é a quantidade de tempo que você tem de cristão que te faz maduro, mas a qualidade do tempo que você investe em Sua presença. Coma Sua palavra, cresça na compreensão da maravilhosa graça de Cristo! E anuncie Sua verdade ao mundo - o restante é com Deus!

Comentários

  1. “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
    Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.” Hebreus 12:5-13
    “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” Mateus 16:24
    “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.”
    Mateus 10:38-39
    Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” João 12:24

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira sabedoria resulta de uma vida de total entrega e confiança no Pai. Ou seja de uma vida que “caindo na terra”, morreu e como conseqüência dá muito fruto. Nós somos o “grão de trigo” que precisa cair, ser quebrantado, quebrado, que precisa morrer e voltar a viver em Cristo, dando frutos de novas criaturas, nascidos de novo, de verdadeiras testemunhas de Cristo, como pessoas sábias a partir de um coração regenerado, cheio dos frutos do Espírito Santo de Deus (amor, paz, temperança, mansidão, bondade, alegria...). E existe um preço. O preço é o de renunciarmos a nós mesmos para que possamos achar a verdadeira vida, uma vida plena em Deus, uma vida de sabedoria no Senhor. Vale à pena!! Quando nós conhecemos o Pai, temos clareza de que Ele é o nosso Tesouro maior, nosso Bem maior e melhor, e independentes de bênçãos, O amamos, O adoramos, O desejamos, pois confiamos que o Senhor tem o melhor para nossas vidas. Ele é o nosso próprio melhor e nEle está a nossa plena confiança, descanso. Nosso maior prazer é glorificá-lo, honrá-lo, deixar Ele falar sobre toda a fala de nosso próprio coração. Pois temos a certeza de que sem a nossa genuína submissão (uma submissão prazerosa, gerada em nós pelo Espírito Santo, disposição de sacrifício de nossa vontade individual, pois nisto está o segredo da liberdade em Cristo, uma submissão regada de amor e de uma fé que na espera do que ainda não se viu nos traz um inigualável crescimento, clareza ou sabedoria sobre todas as coisas) somos ocos, vazios, mesmo que até consigamos surpreender uma multidão com algum bonito discurso, empolgante evento, com coisas que na verdade vão de encontro ao espírito do homem, mas não o aproxima da possibilidade de um real, maravilhoso e indispensável Encontro com o Pai de Amor. Encontro este como o único capaz de selar, marcar, carimbar, separar nossas vidas nos carinhosos braços do pai para toda a eternidade. Precisamos ter cuidado!! Cuidado com o nosso corrupto coração! Jesus tem poder de sobra para transformar!! Mas ao Médico dos médicos é preciso se render, se colocar em suas mãos, sendo anestesiados, passando por cirurgias, confiando e se submetendo totalmente. Nós, que temos a Cristo como nosso Único Senhor e Salvador, precisamos nos render com uma verdadeira entrega!! Se estivermos em submissão ao Senhor, seremos uma árvore florescente, pronta a dar muitos frutos. Submissão é uma palavra forte, mas a descobrimos como maravilhosa. Pela submissão alimentamos em nós corações de crianças, dependentes do Pai, sendo adultos no mundo com uma paz, quietude interior que, excedendo a todo o entendimento, entroniza a direção, a glória, a sabedoria dAquele que é Oniciente e que nos dá a sua Armadura contra todas as lutas que possam estar à frente. Na submissão podemos falar como David, sendo ainda uma criança: “Vou contra ti Golias em o Nome do Senhor!!” Aleluia e glórias ao Senhor pela Armardura de Deus que cinge os nossos lombos com a Sua Verdade Santa, que nos veste com a couraça da Justiça, coloca em nós o capacete da Salvação, nos defende com o escudo da Fé, nos ensina a usar a espada do Espírito, e calça nossos pés na preparação do Evangelho da paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário