Perguntas e Respostas

"Sou casada, mas sou infeliz no casamento. Meu esposo não liga pra mim, não conversa mais comigo e nem me procura mais e isso há muito tempo. Já tentei conversar com ele, mas ele se sai sempre. Não sei mais o que fazer. Ele quer o divórcio. O que faço?" (Anônimo)

Querida irmã, imagino o quanto deve estar sendo difícil essa situação. Estar perto e ao mesmo tempo longe de quem amamos é algo que tortura, entristece, desanima qualquer um. Você certamente sonhou com seu casamento, viu a cumplicidade de vocês dois crescer durante algum tempo, curtiu muitos momentos bons. Mas agora não é mais assim infelizmente. Quero compartilhar algo especial contigo, mas tenho que confessar que me sinto bem limitado. Por não conhecê-los pessoalmente, por não saber detalhes de toda a crise por que passam, realmente fica difícil dar algum conselho específico. Além disso, não existe fórmula única que resolva todo e quaisquer problemas: cada caso é um caso. Contudo, tendo orado a Deus por você, senti o desejo de transmitir algumas orientações gerais que podem te ajudar. Amém? Então vamos lá!

Primeiro, compreenda que tem coisas que só Deus pode fazer. O muito falar, insistir, cobrar só piora a situação. É normal querermos resolver as coisas logo, mas precisamos também aprender a descansar em Deus e respeitar o espaço do outro, por mais difícil que seja nesse momento. Ore, ore muito, faça propósito, rasgue o seu coração na presença do Altíssimo. E descanse, crendo que Deus ouviu sua oração.

Segundo, certamente para seu esposo chegar a falar em divórcio agora, alguma coisa não esteve bem nos últimos tempos. Não existe o "de repente", mas uma reunião de fatores que culminaram no presente. Erro seu, erro dele, erro dos dois? Não tenho como saber. Talvez até você tenha dúvidas quanto a isso. Mas o objetivo agora não é achar e condenar "o culpado", seja quem for, mas refletir sobre o que você pode melhorar como esposa. Por mais estranho e incômodo que possa ser qualquer esforço nesse momento, faça a sua parte. Não exagere e nem force a barra se ver que seu esposo não está num bom dia. Mas também não espere ele estar ótimo e receptivo. Seja gentil, amável, carinhosa e preocupada no ponto certo. Sirva a comida que ele gosta - e se ele não te agradecer de primeira, não reclame. Se cuide, fique cheirosa, dê um sorriso - se ele não te procurar ou o fazer de forma trivial, permaneça confiante. Aliás, uma mulher para agir assim e se manter firme, só cheia do Espírito Santo mesmo e com sua autoestima fortalecida Nele. Busque isso antes. E peleje espiritualmente em todo tempo por seu casamento.

Esse já é o terceiro ponto: não desista do seu casamento. Existem muitas esposas que não desistem conscientemente, mas transmitem isso com suas atitudes. Se tiver alguns poucos momentos oportunos pra isso, diga pro seu esposo que você não desistiu dele. Que vocês podem resgatar muito do que foi perdido. Que está disposta a decidir por isso todo dia, mesmo que os problemas sufoquem. Que Deus pode restaurar cada um dos seus sonhos. E pode, querida, eu creio nisso. E vai, em nome de Jesus! Seja forte, se revista da mulher virtuosa de que o livro de Provérbios fala (capítulo 31, leia e releia sempre que possível), seja cheia do Espírito Santo, seja sábia, se ame, se ame muito, ouça mais, fale menos, descanse Nele, confie no Seu cuidado e providência! Amém?

E, por último, fale apenas o necessário com pessoas necessárias. Marque pra conversar com seu pastor e respectiva esposa. Eles precisam saber o que se passa para estarem orando especificamente por isso. Poderão também dar algum conselho útil ou compartilhar alguma experiência por que já passaram. Se for falar com mais alguém, seja bem criteriosa e veja se tal pessoa de fato se interessa por sua vida e é madura - principalmente, se não gosta de uma fofoca. Não é necessário que todos saibam da sua vida. Você não precisa mentir ou ser falsa, mas não precisa dar satisfação a quem se intromete também. Com educação e amor, coloque cada pessoa no seu lugar. Por outro lado, não deixe também que a desconfiança faça com que se isole. Muitos problemas, muitas vezes, começam a ser resolvidos quando o compartilhamos com alguém. Nem tanto pelo outro, mas pela obra de Deus no nosso coração quando fazemos isso.

Enfim, querida, espero ter ajudado em algo. Como disse, não é fórmula mágica, mas conselhos gerais. Tenho minhas limitações pessoais, como a falta de experiência, mas procurei escrever baseado no que aprendi através da Palavra e observando casais que superaram crises. Sempre que aplicamos princípios bíblicos na nossa vida, colhemos boas coisas. E enquanto Deus for o Senhor da nossa vida, estaremos seguros de Sua ação a nosso favor. Deus a abençoe!

Comentários

  1. Ótimo post. Obrigado irmão Leandro!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, recomendo o filme Prova de Fogo, http://baixae.com/baixar-filme-prova-de-fogo/. Recomendo também que participe da Terapia do Amor que é realizada na Igreja Universal de Botafogo e na Catedral da Fé em Del Castilho todos os sábados, http://www.catedralmundial.com.br/materia.php?op=1&ref=4
    E sabemos que o mal está sempre por traz das crises conjugais. Mesmo que seja se aproveitando de falhas nossas, de falta de sabedoria nossa. A terapia do amor vai abrir seus olhos e Deus vai restaurar o amor de seu esposo por você. Se existir outra mulher na vida de seu esposo, não desista dele por isso. Perdoe!! Afinal ele é seu esposo e se você o ama, deve lutar para que voltem ao primeiro amor. Lembrando que o primeiro amor de nossas vidas é Jesus. Busque primeiro a Jesus!! E Jesus vai te fortalecer para estar acima de tudo isso, com olhar de águia, como mulher sábia, mulher forte, bela, bonita, atraente. Jesus é a sua força!! Jesus é a sua alegria!!! Jesus é a sua vitória!!! Jesus vive!!! E você não está sozinha!! Procure ajuda mesmo!!! E vai na Terapia do Amor!! Tenho certeza que lá você será abençoada. Se tiver algo a ser transformado primeiramente em você, isso irá acontecer e este homem voltará a enxergar que você é o amor da vida dele. Com certeza você é o amor da vida de seu esposo. Creia nisso!! E na Terapia do Amor você vai se sentir outra. A vitória é sua em nome de Jesus!! Nada de cabeça baixa!! Você não é derrotada!! As emoções podem ser arrebatadoras, mas use a sua fé!! Creia que Deus pode fazer muito além do que pensamos e imaginamos!! E não perca tempo!! Creia e vai buscar Jesus!!

    ResponderExcluir
  3. a paz do Senhor, muito bom esta postagem, nos faz refletir e entender nossas carencias, só posso dizer irmão ore e pessa a Deus entendimento para agir, estarei orando por ti.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, Lelê. Muito legal mesmo.

    No final das contas quem faz é Deus mesmo.

    Fica com Jesus

    Gustavo Borner

    ResponderExcluir
  5. Excelente mensagem! Conselhos sábios e amparados pela Palavra de Deus.
    Graça e PAZ

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, ótimos conselhos, que o Senhor te fortaleça cada vez mais, revelando sua palavra para aconselhamento daqueles q necessitam.

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Gostaria de felicitá-lo pelo blog em seus diferentes aspectos louváveis: sistemáticos, estéticos e teológicos.
    Espero visitar-te mais vezes.

    Paz e bem.
    Lu Maria

    ResponderExcluir
  8. Agradeço aos queridos Marcelo, Cíntia, pb. Valdinei, Gustavão (meu irmão da alma), Dalton, Dinara e Lu Maria (será bem vinda sempre) pelos elogios e incentivo. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Ola amiga, parabens pelo blog, ja estou seguindo, gostaria que vc visita-se o meu blog:
    http://garagem-jovem.blogspot.com/ e o segui-se tambem, valeu abraços, para contato adicione meu msn: garagemjovem@hotmail.com
    fique com Deus na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Dário! Fico feliz por estar no site de vocês e por ter sido escolhido como destaque esta semana lá. Valeu pelo apoio! O selo do VejaBlog já está na minha página. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário