Domínio Próprio (Parte 1)


"Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." (Gálatas 5.25)

A parte do fruto do Espírito que mais foi votada na nossa enquete no mês passado foi “domínio próprio”. Eu digo parte do fruto, pois ao contrário do que muitos pensam a Bíblia fala de fruto (no singular) e não de frutos. Ou seja, é algo que recebemos como um todo da parte de Deus, mas cujos efeitos nem sempre observamos em nossas vidas. Por que será?

A santificação, ou seja, o tornar-se santo, semelhante a Jesus, ter o Seu caráter, viver de acordo com a Palavra de Deus, exige renúncia. Renúncia do pecado, de vontades legítimas às vezes, do que achamos melhor pra nós. Muitas vezes estamos dispostos a fazer isso. Queremos dar o fruto de justiça que se espera de um escolhido. Mas nos esforçamos confiando apenas na nossa disposição do dia, no nosso humor, no quanto fomos edificados no culto de domingo, e, claro, contando que a tentação não seja mais “forte” do que possamos suportar. Aí alguns vão dizer em coro: “Deus não nos dá prova maior do que possamos suportar!”. Sim, tudo bem, mas tenhamos cuidado com uma interpretação equivocada do versículo parafraseado e isolado! Vou explicar.

O apóstolo Paulo disse que aquele que é nascido de novo não vive pecando. Portanto não acredito que devemos nos conformar com o pecado na nossa vida. O que quis dizer acima é que na nossa própria força não conseguiremos suportar certas tentações. Não mesmo. Se pudéssemos cumprir a lei por nós mesmos, Cristo não precisaria ter morrido por nós. Mas é exatamente a Sua graça, o Seu Espírito que nos capacita a viver estas coisas. O fruto não é do Leandro, do Marcelo, da Dinara. O fruto é do Espírito! E este é uma realidade na vida daqueles que foram selados pelo Espírito e se torna cada vez mais evidente à medida que andamos no Espírito. Tem provas que parecem grandes demais para eu suportar sozinho. E são. Mas é o Espírito que me capacita pra vencê-las.

E o que falar do domínio próprio? Alguns precisam dominar a língua, outros o desejo sexual, outros a preguiça, e alguns ainda a raiva. Se repararmos bem, veremos que outras partes do fruto do Espírito também precisam ser evidenciadas junto com o domínio próprio. O amor, a paciência, a mansidão. Mas o fruto é um só mesmo. Devemos então andar no Espírito. Orar, buscar na Palavra, ter relacionamento diário com Deus, fugir de tudo o que nos afasta Dele por amor a Ele. Tomar nossa cruz no início pode parecer algo difícil demais. Mas se colocarmos nossos olhos na imagem de Cristo carregando Sua cruz e sendo crucificado em nosso lugar, ela se tornará leve. E o Espírito ainda nos assiste nas nossas fraquezas, nos renovando as forças para caminharmos mais uma milha.

A continuação desta mensagem será publicada nesta sexta-feira, dia 11.

Comentários

  1. Oi Pastor Leandro.
    No meu livro "Gotas de Sabedoria - VolumeI" escrevi um sermão sobre esse assunto. Concordo plenamente com você quando diz que o fruto é único e não nos pertece. É porém, nos dado gratuitamente quando desejamos recebê-lo.
    I Co 9:25: “Todo aquele que luta, em tudo se domina. Eles para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém a incorruptível.
    Sem esforço não pode existir vitória, nenhum homem é verdadeiramente livre até que se domine.
    Jesus disse: “Aquele que comete pecado é escravo do pecado” (Jo 8:34).
    A Igreja é um hospital para pecadores e não um hotel para santos. A igreja é para pessoas que estão sofrendo, não ajustada, porém honestas o suficiente para dizer: não sou perfeito, mas quero crescer.
    O pecado é divertido, há prazer por algum tempo. Você não pecaria se o pecado o fizesse infeliz imediatamente.
    Em Filipenses 2:13 está escrito: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua vontade”. Isto quer dizer que Ele está operando em você, ajudando-o a fazer aquilo que é certo, e, também lhe dá o desejo de fazer as coisas certas. Para isso você tem de deixá-lo entrar em sua vida. Peça a Cristo para assumir o controle.
    Fique na paz de Cristo

    ResponderExcluir
  2. a paz do Senhor, dominio próprio um tema bem polêmico se olharmos com o foco dos teólogos da prosperidade que dizem que voce tem que "dominar" tudo a sua volta mas nunca diz que este domínio vem de Cristo.
    abçs

    ResponderExcluir
  3. Fazia tempo mesmo que você não escrevia. O tema é atual, importante e pouco discutido. Ótimo post Leandro. Que Deus continue usando sua vida!

    ResponderExcluir
  4. Olá pastor Gilberto! Eu não recebi o título de pastor ainda, mas agradeço a Deus pela oportunidade de instruir pela Palavra. Tudo o que escreveu não só é verdadeiro como complementa muito bem o post. Obrigado pela excelente contribuição. Pb. Valdinei, super pertinente seu comentário. Infelizmente o povo tem sido levado por uma teologia mutilada, desconectada com os princípios da Palavra de Deus. Ganha mais adeptos uma teologia onde você é o "deus" do que aquela que nos coloca no nosso devido lugar. Por estas e outras o povo perece, diria o profeta Oséias. E meu querido Marcelo, gostou da homenagem que fiz à você e à Dinara? Obrigado mais uma vez pelo seu incentivo e carinho. Um abraço forte!

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, ótimo post Leandro. Obrigada pela lembrança, recém hoje que li. Não é fácil manter-se fiel, os homens são maus, as coisas do mundo são convidativas, não é fácil negar a si mesmo.Só quem está em Cristo e pela sua graça e misericórdia consegue ter domínio sobre si. E com certeza o fruto não é meu, é do espírito.

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Dinara. E como o fruto é Dele, pressupõe-se que estejamos enraizados, firmados, alimentados, saciados Nele. O fruto naturalmente aparece. Beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário