Domínio Próprio (Parte 2)


"Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne." (Gálatas 5.16)

Muitos esperam de uma mensagem sobre domínio próprio dicas práticas de como ser “líder de si mesmo”, de como gerir adequadamente suas emoções com base em princípios de auto-ajuda. Lamento decepcioná-los. Mas sob uma perspectiva bíblica, se queremos de verdade ter domínio próprio a fim de não pecar, a fim de viver os sonhos de Deus pras nossas vidas, precisamos ter menos confiança em nós mesmos e deixar o Espírito ser nosso líder.

Sim, pode parecer que estou espiritualizando demais a coisa, que a vida é mais prática do que isso. E não, não estou desprezando o valor da auto-confiança sadia, do auto-conhecimento, do gerirmos adequadamente nossas emoções. Mas na caminhada de um cristão não são suficientes. Antes, uma dependência sadia do Pai é imprescindível. O problema é que ficamos presos a um pragmatismo exagerado, a uma equação de comportamentos x resultados que nos distancia da essência do evangelho. Deus nos chama a uma vida de relacionamento.

À medida em que nos relacionamos com Deus, em que nos permitimos ser tocados pelo Espírito, nosso caráter e disposição vão sendo mudados, transformados. Isso é imprescindível. O restante é conseqüência. Uma vida de oração, de quebrantamento na Sua presença, gera em nós fome por Sua Palavra, que nos permite conhecer mais de Seu caráter e amor, nos impulsionando a orar mais e a viver de acordo com este relacionamento. Viver pra Deus pressupõe estar apaixonado por Ele. Quando estamos apaixonados, queremos agradar o outro, abrir mão pelo outro, mudamos até nossa rotina em função do outro. A paixão é algo intenso. Mas não pode ser apenas empolgação de momento. Deve estar fundamentada sobre os alicerces do Amor Perfeito.

O que te impede de ter domínio próprio? Pare pra pensar. O que parece difícil demais pra você? Tudo bem, guarde o que acabou de refletir. Agora responda: quem é o maior amor de sua vida? Por quem você entregaria tudo? Por quem seu coração bate mais forte no desejo de encontrar? Por quem você abriria mão de suas vontades? Bem, queridos, eu acredito que, a despeito de suas dificuldades, estas últimas questões que apresentei são mais importantes. Se a sua resposta foi Deus, tenho certeza que Ele te mostrará o que quer de você. E você, que O ama tanto, responderá adequadamente a isso. Mesmo que tenha que mudar rotinas, se calar às vezes, abrir mão de relacionamentos, fugir de situações-perigo, buscar aconselhamento e ajuda em pessoas de Deus maduras. Mas se sua resposta foi outra, reavalie sua fé, sua vida e aonde quer chegar. Alguém certa vez disse que “ou Deus tem o primeiro lugar na nossa vida, ou não tem nenhum”. Todos estamos sujeitos a errar e precisamos melhorar em algo, mas não podemos nos acomodar a uma
vida cristã medíocre. As pessoas no mundo precisam olhar pra nós e ver estampado em nosso rosto quem é o nosso Amor Maior. E é o fruto do Espírito que identificará que somos de Deus. É este fruto que nos embelezará. E é este fruto que alimentará as nações.

Comentários

  1. Muito boa msm a mensagem da parte 1 e a parte 2...
    Meus parabéns!!
    Continue edificando nossas vidas com as suas mensagens...
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Que bom que lhe edificou! Fico muito feliz por isso. Bjos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário