Vocacionados ou Camaleões?


Quando fala-se em vocação, pensamos logo naquele teste vocacional aplicado nas escolas. Sem entrar no mérito da eficácia desta avaliação, precisamos distingüir esta acepção comum de vocação do sentido de vocação apreendido das Escrituras, ou seja, seu melhor e verdadeiro sentido. Vocação não é algo que escolhemos, antes um chamado que recebemos.

Abrão foi chamado para ser pai de uma numerosa nação. Jeremias para ser profeta. Paulo, apóstolo de Cristo às nações. Cada um de nós que fomos escolhidos por Deus temos um chamado Nele, quer tenhamos consciência disso ou não. E viver de acordo com esta vocação confere à nossa vida senso de missão e, sem dúvida, realização.

Contudo, devemos saber que nem sempre tal realização coincidirá com o que julgamos ser símbolo de sucesso. Aquele que atende ao seu chamado enfrentará lutas, injustiças, dissabores, traições. Será criticado por pregar a Verdade. Mas o poder do Espírito Santo o impelirá a prosseguir a despeito de tudo. Muitos líderes sofrem da Síndrome do Camaleão, mudando o tempo inteiro para agradar às massas e assim garantir melhores resultados no "negócio" do Reino. Mas um vocacionado em sintonia com o coração do Mestre apenas obedece. Ele tem visão de Reino, tem compromisso com a Palavra, e não negociará isso por nada.

A igreja perde muito com líderes sem vocação alguma para determinado ministério. Antes estivessem cumprindo suas vocações no mundo como bons engenheiros, honestos advogados, médicos competentes, secretárias do lar zelosas. Nenhuma desonra nisso – muito pelo contrário! Um cristão em conformidade com sua vocação brilhará a luz de Cristo no mundo com toda a intensidade! E o que dizer de um pastor vocacionado para o ministério? Se reconhecer sua total dependência do Mestre e se submeter diariamente ao Seu coração, será como Jesus, o Bom Pastor. Não só apascentará Suas ovelhas, como as guiará pelas veredas da Justiça por amor ao nome de Cristo!

Comentários

  1. Paz meu irmão. Concordo plenamente com você, pessoas que agem como camaleão moldando suas palavras e pregações ao comportamento das massas não têm chamado, pois não há edificação sem compromisso. A palavra deve ser pregada na íntegra e não somente para mimar ovelhinhas, exortação para crescimento, admoestação para transformar corações e não apenas pregar bênçãos para um rebanho mimado que por qualquer probleminha mínimo se fragiliza no evangelho. Pastores firmes e comprometidos com seu chamado tem ovelhas saudáveis e que permanecem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dinara! Custei a comentar aqui (e faz um bom tempo que não comento no seu blog), mas em parte como reflexo da rotina dura de trabalhador e seminarista. Em parte porque também houve esquecimento depois. Hehehe. Enfim, realmente o Reino só tem a ganhar com gente conectada com sua vocação e que exerce seu chamado com um coração dependente do Pai. Que Deus continue te usando, querida! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário