Não Deixe A Vida Te Levar


"Deixa a vida me levar": muitas pessoas adotaram essa filosofia de vida, quer conscientemente ou não. Como diria Augusto Cury, deixaram de ser protagonistas no palco da vida para serem meras expectadoras. Não esperam muito de si próprias, mas que a vida por si mesma lhes traga todos os benefícios possíveis - ou então resignam-se de outra forma, esperando todos os males possíveis. A vida se resumiria a uma questão de sorte e nada mais.

Seguimos o fluxo da sociedade ou do grupo social ao qual pertencemos. Queremos ser mais um, sim, queremos pertencer ao todo! Isso é legítimo. Admitindo ou não, todos queremos pertencer! O problema é quando somos levados no embalo da música que toca, achando que o "acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído". Isso não é verdade.

Temos uma missão dada por Deus. Temos uma identidade Nele. Temos o Seu poder que se aperfeiçoa em nossas fraquezas, nos ajudando a prosseguir e conquistar! Temos dignidade, todos temos: fomos criados com tantas possibilidades! Se estamos em Cristo, compreendemos que somos um povo separado, escolhido por Deus para fazer a diferença no mundo. E por tudo isso - e mais alguma coisa - não podemos nos acomodar ao sistema de valores deste mundo e não nos permitir viver a riqueza de Seus planos para nós. Precisamos sonhar e precisamos emprender. É um autocomprometimento com o que é importante para nós - sim, eu disse nós -, e isso a partir de valores que são importantes. A vida ajuda quem se ajuda e ajuda. E a famosa felicidade não é o que dizem, não se trata de ter, mas sim de  sermos e agirmos Nele - pois Sua vontade é boa, perfeita e agradável.

Um equívoco, contudo, é querer controlar tudo da vida, acreditar que podemos ter tudo em nossas mãos. Ilusão. Deus não nos chama para isso. Esse triunfalismo que é pregado em tantas igrejas, essa teologia da fórmula, que diz que podemos alcançar tudo o que quisermos seguindo um certo número de passos, parecem nos convencer de que podemos tudo - ou de que Deus é obrigado a fazer tudo quanto desejarmos. A vida é mais complexa do que isso. O segredo não é controlar tudo, mas entregar todo controle a Deus - e caminhar. Quando nos submetemos a Ele, toda a nossa vida ganha propósito e direção - já não andamos a esmo, mas com propósito. Já não vamos seguir o curso do mundo, mas o caminho perfeito que Ele planejou para cada um de nós. Boa viagem!

Comentários

  1. Isto posto, uma pergunta se faz; "entornando" de forman tão sistemática, será que o fígado vai aguentar? Será que é mesmo a vida, que o "está levando" ou seria a antítese deste refrão? Pensemos, e que o sr. Zeca também reflita. Pronto, falei!

    Moisés Fontoura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe. Acho que o fígado não agüenta não, sr. Zeca! Hehe. Abraço, pastor Moisés!!

      Excluir

Postar um comentário