Tudo (Novo) de Novo!


Quando meu irmão Daniel era pequeno, ele adorava ver e rever seu filme predileto, O Rei Leão. Era viciado mesmo! E eu, como irmão mais velho, já sabia o procedimento: assim que o filme chegava aos créditos, eu "rebobinava a fita" (sim, sou desta época) para que o Dani a visse outra vez. Era muito "Hakuna Matata" pra mim - que não tinha pra aonde fugir do volume da TV no apartamento de dois quartos que morávamos.

O término de um ano civil e o início de outro significa para muitos o mesmo que o processo acima: "tudo" outra vez, mais do mesmo, as repetidas rotinas, as mesmas "falas", os mesmos fracassos - e pra piorar, menos feriados prolongados. Hehe. Mas por que mais do mesmo? Não é o calendário que dita a vida! A rotina faz parte dela, mas a vida é maior do que a rotina. É você que decide o que vai manter e o que vai mudar!

Um novo ano pra mim é uma nova oportunidade. Como diria o autor de Eclesiastes, é um novo tempo. De replanejar, reconstruir o que foi destruído, destruir o que não devíamos tolerar, de amar mais as pessoas, de perdoar mais uma vez, de pregar com a vida, de buscar mais a Deus, de se amar, de se respeitar, de se cuidar, de correr em direção a sonhos, de ouvir mais, de plantar, de colher, de SER. Assim como um novo dia também traz esta oportunidade!

A Palavra de Deus, por intermédio do profeta Jeremias, trata desta esperança quando lemos: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; RENOVAM-SE CADA MANHÃ [ênfase minha]" (Lm 3.22-23a). Vemos então que esses "recomeços" são importantes, que precisamos deles! A vida é contínua, o tempo não volta, mas novos ciclos se iniciam. O novo não é idêntico ao que passou, embora possa guardar certa similaridade. Não nos confundamos!

Então, se ontem não foi bom, não presuma que amanhã também não será. E se foi bom, permita-se viver o novo, pois o presente tem seus presentes para nós. Nem tudo são flores, nem tudo são pedras. Não podemos (e nem devemos tentar) colocar numa redoma aquilo que deve ser dinâmico. Histórias, num certo sentido, nunca se repetem. Mas novos aprendizados surgem, novas perspectivas também. Viva o novo que Deus tem pra sua vida hoje, independentemente se os personagens e o cenário mudaram ou não. Você pode mudar!

Comentários

  1. Muito bom amigo! Que Deus continue abençoando o seu talento com a escrita no novo ano! Abraços acreanos....MF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Fernanda, minha querida! Obrigado pelo carinho!! Bjos!!

      Excluir
  2. Aff! Vc é uma benção, vc é um poeta, vc é um servo lindo q Deus sempre usa pra falar ao meu coração. Q mensagem edificante essa, pois preciso exatamente disso, de viver coisas novas. Bj e um caminhão de saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Patrícia! Que bom que a edificou! Saudades tb!!!

      Excluir

Postar um comentário