Um Assunto Que 'Esquentou'


Por Sandro Wagner*

Sobre o vídeo (abaixo, para quem não viu) da participação da pastora Ana Lucia no 'Esquenta' de Regina Casé:

1. A igreja não sabe dialogar com a cultura do Brasil. Por isso existe tanta esquisitice. Temos um legado de miscigenação que, creio eu, alguns teólogos reformados deveriam se debruçar para ajudar numa releitura da cultura brasileira. Assim teríamos uma real contribuição para a cosmovisão cristã em nossa pátria. Deixaríamos de demonizar o que não deve ser e ao mesmo tempo não seríamos 'tão abertos' a tudo. As Escrituras devem ser o filtro, SEMPRE!

2. Sou reformado, mas não nasci em Genebra. Sou brasileiro. É impossível ouvir isto e ficar impassível. Minha crítica não esta na forma [música], mas no modo [letra e discurso]. Algumas vezes parecemos negar quem somos e onde nascemos. Aí cremos que a 'música certa' nasce nos corais, quartetos, sinfonias e toda a cultura implantada por nossos amados missionários que vieram de seus países pregar o Evangelho da Salvação em nosso país.

3. Alguém percebeu, que em meio a total Samaria cênica, esta senhora falou algo extremamente relevante? Quando ela fala de como era e de seu encontro com uma senhora crente que a colocou no 'inferno'. Anos depois ela reencontrou a mesma senhora e lhe falou algo que precisamos refletir: precisamos pregar a Salvação!

Quando vejo um vídeo como este, não quero ser como esta senhora que a colocou no 'inferno'. Quero crer que esta irmã é alguém que precisa de discipulado e acompanhamento. Só que isto dá trabalho... Sim, ela pode não querer e achar que é suficiente para a empreitada que quer seguir. Infelizmente isto pode ser verdade. Mas desistir disto já demonstra que gostamos de andar entre 'iguais'.

Ainda bem que Jesus de Nazaré nunca pensou assim, pois se assim fosse eu nunca teria o relacionamento de Salvação que tenho com Ele. Paz de Cristo!

*Sandro Wagner é seminarista, blogueiro e gente boa toda vida. Visite o excelente blog dele: http://sandrowagner.wordpress.com


Comentários