Perguntas e Respostas


"Deus sendo Justo e Benigno permitiria milhares e milhares de humanos morrerem sem salvação por nunca ouvirem 'falar' de Jesus? Aí você pode alegar o 'ide' de Jesus (Mc 16.15), mas mesmo assim é injusto! Porque quantos não O conheceram! Deus sendo justo por que faria tamanha injustiça?" (Débora Itiel - Laje do Muriaé/RJ)

Existem três verdades que precisam ser trazidas à nossa memória para que entendamos a questão: a primeira é que todos nós pecamos e por isso merecemos o castigo pelo pecado; a segunda verdade é que os homens são indesculpáveis diante de Deus, mesmo que não tenham ouvido falar de Jesus; e a última é que Deus é justo – e ponto final. Vamos então às considerações do que a compreensão de cada uma dessas verdades traz para nossas vidas:

1. Todos nós pecamos e por isso merecemos o castigo pelo pecado.
“Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3.23).

Nós não temos o direito de reclamar nada diante de Deus. Se pecamos, violando a lei de Deus, atraímos sobre nós mesmos juízo eterno. A justiça divina requer isso. Mas, se Deus nos salva (resgatando-nos da morte eterna, assumindo nosso lugar na condenação pelo pecado), Ele o faz por Sua deliberada graça e misericórdia. Salvação é presente dado, não obrigação da parte de Deus. Ele não é injusto nisso. Já os homens que pecaram e O rejeitam sim. O problema é que nos achamos muito “bonzinhos” e queremos que Deus nos recompense por isso. Isto é o que o senso comum diz. E isto é um problema sério!

2. Os homens são indesculpáveis diante de Deus, mesmo que não tenham ouvido falar de Jesus.
Como bem mencionou, nossa missão é o “ide”, ou seja, pregar Jesus a todas as pessoas, a fim de que tenham conhecimento das notícias de salvação que Ele nos trouxe, possam se arrepender de seus pecados e assim serem salvas por meio Dele. Contudo, se uma pessoa ouve o evangelho e rejeita a Cristo, traz sobre si condenação. Daí uma questão antiga surge: o que dizer então daqueles que nunca ouviram falar de Cristo? O apóstolo Paulo, inspirado por Deus, responde:
"Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, Seu eterno poder e Sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram” (Rm 1.20-21).
Existem dois tipos de revelação da parte de Deus: a geral e a especial. A revelação geral consiste na própria natureza, em tudo o que Deus criou, e está acessível a todos os homens. O salmista já dizia: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos” (Sl 19.1). Este salmo é lindo, aliás; continue lendo se puder. Através do que Deus criou o homem tem consciência de que existe um Deus, um Criador de todas as coisas. E negar isso, rejeitar esse Deus, vai de encontro à sua própria consciência, é rebeldia. Já a revelação especial diz respeito às Sagradas Escrituras, ao Evangelho, onde o plano de salvação de Deus para os homens é explicitado, tendo seu ápice na cruz de Cristo. Então chegamos à conclusão de que ter conhecimento de qualquer das revelações, quer geral ou específica, torna todos os homens indesculpáveis diante de Deus. É verdade também que o homem rejeita Deus pois seu próprio pecado obscureceu sua mente para crer, o que torna imprescindível a ação divina, seu toque de vida, para que Seus Escolhidos creiam. Ainda assim cada um dos que se perdem escolheram esse caminho. E se rejeitamos a Verdade, somos culpados nisso. Se rejeitamos ao Deus revelado, o que poderemos alegar a nosso favor no Dia do Juízo Final? Contudo, se cremos em Jesus, fomos justificados pela fé no nosso Substituto, O Justo, que cumpriu as exigências da Lei em nosso lugar, sendo Sua justiça imputada a nós. Aleluia!

3. Deus é justo – e ponto final.
“Ele é a Rocha, as Suas obras são perfeitas, e todos os Seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto Ele é” (Dt 32.4)

Sei que pode parecer resposta de pais impacientes a um filho que quer ter todas as respostas, mas não é esse o caso. Para todas as principais questões da existência humana e do plano de Deus para o homem encontraremos respostas claras na Palavra de Deus. Mas talvez não para todas as perguntas específicas que fazemos. Existem situações que trazem à tona perguntas cujas respostas talvez nunca encontraremos – que só Aquele Que Tudo Conhece sabe. Pode ser que certas respostas algum dia apareçam naturalmente para nós. Mas pode ser que não. Pode ser que na nossa busca incansável Deus nos permita descobrir o que nos inquieta. Ou não. Contudo, precisamos aprender a descansar naquilo que a Palavra nos afirma. E uma destas coisas é que Deus é Justo. Por mais que certas situações pareçam conflitar com nosso senso de justiça, Deus é Justo. Ainda que não entendamos Seus propósitos, Deus é Justo. E crer nisso nos enche de saudável confiança. Não trata de sermos espectadores passivos na vida, mas de recusarmos "roubar" o papel de Deus na nossa história. Ele é O Justo. Amém? Espero que estes três pontos comentados possam ter trazido esclarecimento e paz ao seu coração. Se não, ore e peça a Ele que continue trazendo luz ao longo da caminhada. Deus a abençoe, querida!

Comentários

  1. Mas, se Deus nos salva (resgatando-nos da morte eterna, assumindo nosso lugar na condenação pelo pecado), Ele o faz por Sua deliberada graça e misericórdia. Salvação é presente dado, não obrigação da parte de Deus. Ele não é injusto nisso.
    Porque ele oferece sua "injustiça" somente para alguns ? Porque age deliberadamente com graça e misericórdia ? Quer dizer que ele escolhe ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não oferece Sua "injustiça", porque Ele não é injusto. As pessoas é que pecaram e assim se colocaram debaixo de Sua ira contra toda iniquidade. Sua justiça exige punição pelo pecado. Agora, por que alguns foram poupados, alcançados por Sua graça, e outros não? Não sabemos os critérios, mas certamente não estão relacionados a méritos nossos e sim aos Seus maravilhosos e eternos planos. Sim, Ele escolhe. É difícil pro homem moderno aceitar, mas é o que a Palavra diz. Continuo à disposição para qualquer outra dúvida. Abraço!

      Excluir
    2. Márcia Azevedo12/07/2012, 20:46

      É, desde que eu comecei a estudar a Bíblia eu observei em mim junto com a leitura o temor pelo que Deus é, então aprendi a delegar todo assunto que não compreendia a soberania de Deus, e me dedicar a pregar a palavra enquanto é dia, a todos quantos as oportunidades nos reservassem, nada nem ninguém julgando, apenas cumprindo o Ide.

      Excluir

Postar um comentário