A Tirania dos Rótulos


Uma das piores coisas que observo entre os cristãos hoje (embora não seja exclusividade destes) é a mania de rotular as pessoas. Feio, perfeito, complicada, chato, "já era", esquisito, o melhor nisso ou naquilo, "Paty", NERD, "filho de pastor pastorzinho é" são apenas alguns exemplos. Essas cobranças disfarçadas sufocam as pessoas, discriminam, difamam, limitam o exercício da sua individualidade. E quando são conferidas a crianças e adolescentes que estão em processo de formação de sua identidade? Tem um efeito catastrófico: ou de fazê-las acreditar nos rótulos impostos ou de fazê-las buscar o outro extremo por mera reação!

E não importa se o rótulo dado possui ou não um fundo de verdade: rótulos nunca são bons! Importa sim o amor e a aceitação do ser humano apesar das diferenças observadas e até de seus defeitos, pois estas são as únicas atitudes que ajudam as pessoas a crescerem em direção ao que de fato são. E elas são o que a Palavra de Deus diz que são! Mas também, claro, o conjunto de particularidades que as tornam únicas, pois Deus assim quis. Nossa tendência é julgar, categorizar, criar maiores ou menores expectativas conforme padrões sociais ou "espirituais" esperados. Contudo, devemos ter muita cautela! Afinal, nosso olhar e nossos critérios são limitados e falhos. Podemos recorrentemente atrapalhar querendo muito ajudar.

Certa vez ouvi falar que chegaram pra um irmão e disseram o seguinte: "Gente, mas não é que o chamado de Deus pra vida do fulano é na área da tecnologia? É nisso que Deus vai te usar!". E isso porque o fulano tem habilidade com computadores e é muito útil na igreja nesse sentido. Mas não observaram ainda que o coração dele é de pastor, que é um servo e cuidador de vidas. Contudo insistem com um outro que é popular, inteligente e com boa capacidade de oratória de que o seu chamado é pra ser pastor. "Mas eu não sinto isso, pelo menos ainda. Deus não falou comigo!", diz o sujeito. Mas tal discurso é visto como humildade e mais uma evidência de seu chamado. As pessoas rotulam e impõem o que esperam aos outros, ao invés de fornecerem subsídios emocionais e de fato espirituais para que o outro descubra naturalmente quem é e qual seu chamado. Não estou dizendo que um líder não possa ter visão de longo alcance, percebendo possibilidades quando ninguém mais as vê. Eu creio que sim! Mas devemos desconfiar de nós mesmos antes de tirarmos conclusões e, na dúvida, submeter a Deus a questão e caminhar junto com as pessoas.

E quanto aos que não conhecem a Cristo, aos "perdidos"? Sim, sob a perspectiva bíblica, quem não conhece a Deus está verdadeiramente perdido. Não vou relativizar isso. O problema é quando nós cristãos olhamos para os "de fora" e não enxergamos cada pessoa com suas características, quer boas ou ruins. Lemos apenas em suas testas: PERDIDOS. E este simples fato nos coloca numa posição de superiores, melhores, que não devem se misturar com "essa gentalha" - como diria a Dona Florinda do "Chaves". Isso é um erro enorme! Somos tão carentes e indignos da graça quanto eles - e devemos nos relacionar com cada um na base da humildade, do amor, da empatia, do respeito, estando dispostos a ouvir o outro, a valorizar suas qualidades, o que tem pra ensinar, e dispostos a transmitir toda a Verdade que temos conhecido não com arrogância, mas com naturalidade, paixão sincera e paciência. Se só enxergamos os rótulos, este tipo de relacionamento não é possível nem fora nem dentro da igreja.

Enfim, queridos, espero que esta reflexão os conduza a uma postura mais humilde e cuidadosa. Nossas palavras têm um poder incrível: não mágico (como alguns cristãos metidos a Harry Potter pensam), mas de construir ou destruir, plantar ou arrancar - o que fomos ou não chamados a fazer. Que o reconhecimento de nossa pequenez e categorias falhas possa nos ajudar a enxergar o outro não através das lentes que nos são convenientes, mas através dos olhos de Deus. Permaneça na cruz e terá essa visão!

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55.8-9)

Comentários

  1. Parabéns pelo texto me ajudou a fazer diversas reflexões..Jesus abençõe o seu ministério....a paz do Senhor...

    ResponderExcluir

Postar um comentário