Sexo e Espiritualidade: Por Que Combinam Tanto (Parte 2)


Dando continuidade ao post anterior, vamos tratar de outras questões relativas à sexualidade:

3. O que fazer quando o sexo esfria dentro do casamento?
Coloque mais fogo na relação. Alimente a fogueira com mais gravetos, como diria meu pastor. A rotina, os filhos, os problemas financeiros, os corpos que vão mudando de forma (geralmente pra redonda hehe), o cansaço físico natural e a mudança de cabeça que vêm com a idade podem ser fatores que trazem um verdadeiro desânimo quando o assunto é sexo. Então, dentro do possível, tente caminhar na contramão disso (ainda que aceitando que certas coisas mudam mesmo): saia da rotina de vez em quando usando sua criatividade e valorizando o que o outro valoriza, crie uma noite romântica pra sua esposa, faça pequenos agrados e depois "pegue ela de jeito" (a menos que esteja irritada com algo), faça o prato preferido de seu esposo e o sirva com um sorriso sedutor (que você ainda tem, acredite), tomem banho juntos às vezes (não importa a mudança dos corpos, mas o carinho e a cumplicidade adquiridas), experimente novas posições sexuais (nenhum problema desde que os dois concordem, converse sobre suas fantasias com seu cônjuge), pague um dia de beleza pra sua esposa (ainda que ela tenha dinheiro pra isso e o costume de se cuidar), a chame pra passear no calçadão da praia, elogie o outro privadamente e publicamente, exalte mais as qualidades do que os defeitos (incentivem mais ao invés de só cobrar, viu mulheres?), redescubra a beleza da sua esposa e seja incansável pra que ela redescubra também (uma coisa retroalimentará a outra), respeite o momento do outro, ouça com toda atenção (sem pressa, homens!), divida mais as tarefas de casa, presenteie com certa frequência (mesmo com algo simples), encarem juntos os problemas (problemas esfriam, mas a cooperação amiga aproxima e esquenta), beije muito na boca (sim, casados também devem beijar, mas não esqueça de escovar bem os dentes e de usar fio dental) e em outros lugares do corpo, façam passeios (mesmo sem grana, há opções viáveis desde que se use a criatividade), dentre outras coisas. Um sexo bom não é algo isolado de todo resto, mas forjado pelo todo que é compartilhado.

4. Como lidar com pulsões sexuais deturpadas?
Vivemos numa época de muitos adoecidos quanto à sua sexualidade, em que a fantasia toma o lugar do real, onde projetamos no outro aquilo que não é, tempo de autoimagens deturpadas por traumas vividos, de problemas de ansiedade patológicos, o que sem dúvida traz inúmeros problemas pra solteiros e casados, cristãos ou não. E, para além de problemas por que todos passam, existem muitos ninfomaníacos, muitos sadomasoquistas, muitos homossexuais e bissexuais, muitos pedófilos, muitos viciados em cybersexo ou até pessoas que têm nojo de sexo e repulsão a toques físicos. A realidade é pesada, incômoda, mas existe. Não podemos ignorá-la. Nem sentenciar estas pessoas se o amor de Deus as alcança também.

Se você se percebe com alguma destas (ou outras que não citei) pulsões sexuais deturpadas, saiba de uma coisa: Deus te ama, tem cura pro seu coração e um caminho de felicidade plena pra você! Não estou dizendo que todos se verão curados de suas pulsões. Pode ser que não. Ou não num passe de mágica. Muitas libertações são processuais, demandam tempo, renúncia, exigem fé e perseverança. Outras só se completarão quando formos glorificados. Mas é preciso que você se aceite, se ame de verdade, mesmo não gostando de certas coisas em você. Se Deus te ama, por que você não se amaria? Muitos talvez percebam que o velho homem continuará "gritando" às vezes, afinal a natureza caída, corrompida pelo pecado, sempre militará contra o Espírito. Contudo, com sua vida aos pés da cruz de Cristo, com o passar do tempo, você verá que estes desejos não serão mais um problema, não ditarão seu comportamento, não te impedirão de ser feliz de verdade - ou seja, da maneira de Deus. Não serão reprimidos, mas sublimados, canalizados de outra forma. Como já disse antes, na luta contra a carne, nosso relacionamento com Deus é a chave, não importa quão pior pareça o seu problema ou pecado. A graça de Deus te alcança da mesma forma, ainda que você não se perdoe por sua pulsão inapropriada. Aliás, é esta graça que te acompanhará por toda a sua vida, te fortalecendo a cada dia, te revelando sua verdadeira identidade Nele, te fazendo viver a partir desta. Deus cuida de você!

Ah, e algo muito importante: existem situações em que uma ajuda profissional se fará necessária. "Mas Deus não é suficiente na minha vida?", alguém pode perguntar. Sim, respondo, mas Ele também capacita e usa pessoas pra fazer valer Seus propósitos. Não devemos limitar Seu agir à forma que nos parece mais conveniente. Um terapeuta sério, competente e de preferência cristão poderá ser muito usado por Deus nesse processo. Ainda que muitos prefiram guardar para si mesmos tais "monstros" existenciais, é verdade que eles perdem força quando expostos ao outro. Mas não qualquer outro, mas alguém com condições e disposição pra nos ajudar. Pense nisso, ore a Deus e Ele te mostrará o que precisa fazer, a quem procurar. E lembre-se: você não é inferior por nenhuma destas coisas, o seu valor está Nele, que te ama e te mostra qual É o seu real valor.

5. Quantidade ou qualidade?
Os dois. Hehehe. Tem maridos que pensam que precisam fazer sexo todo dia - e mais de uma "bimbada" por vez - pra serem "viris". Não é a quantidade que faz você ser bom de cama. A mulher está muito mais interessada na qualidade do sexo: nos olhares trocados, nos elogios ao longo do dia, nas preliminares, nos beijos, na preocupação do homem de que ela também sinta prazer e alcance o orgasmo. Um quer quantidade, a outra qualidade. Por que não unir os dois - mas sem expectativas irreais?

6. Posso ser feliz sem sexo?
Sim - e deve. Sexo é divino, é bênção, mas não pode ser o motivo de estarmos felizes. Até porque, se um dia acabar, se o corpo não responder, como ficaremos? Então, se você ainda não o pratica, ou se está enfrentando problemas nessa área, não ache que é o mais infeliz dos seres humanos. Sua vida é bem maior do que isso! Se é solteiro, é legítimo querer casar e desfrutar do prazer do sexo! Se é casado, é legítimo querer ter uma vida sexual satisfatória - e deve lutar por isso! Mas não podemos transformar o sexo num ídolo, num deus. Não! O sexo foi feito para ser vivido num contexto de amor e compromisso. Se você está solteiro, divorciado, viúvo, não se julgue infeliz. E não tente fazer do sexo algo barato. Sua felicidade deve estar em Deus e em tudo de bom que Ele coloca hoje na tua vida! A vida é mais do que a mídia vende que é! Pense nisso.

7. Por que sexo é tão bom?
Porque é! Hehehe. Porque tudo que Deus faz é perfeito. Porque é o clímax da intimidade de um casal que se ama. Mas se não se amarem, se não houver uma aliança, será apenas um momento agradável - ou não. Muitos por aí banalizaram tanto a questão do sexo que o fazem como se estivessem sovando a massa de uma pizza. Ou, usando uma linguagem chula, como se estivessem "mijando" - não há um prazer quando fazemos isso? Mas não há envolvimento real, verdadeiro, não há o prazer da cumplicidade, da admiração pelo outro, não há tesão de verdade. Sexo é mais do que aliviar necessidades fisiológicas. E, falando de tesão, este é construído por muito mais do que o visual - embora este fator seja muito importante pros homens. O tesão é fruto de afinidade, de um sorriso, de um olhar, do compromisso, do sonhar junto, do estar junto nos momentos difíceis, do compartilhar a vida. Um homem pode (e vai) se excitar ao ver uma mulher gostosa. Mas isso nem se compara ao tesão de estar ao lado de uma mulher encantadora no seu jeito de ser, atenciosa, charmosa, auxiliadora, amiga. Claro, é importante que tanto o homem quanto a mulher cuidem do seu corpo, da aparência, se vistam bem, usem um bom perfume. Somos muito guiados pelos sentidos, não podemos negar ou negligenciar isso. Mas isso não é tudo, e sim deve fazer parte do todo! O tesão, então, é esse conjunto de elementos que nos fazem admirar o outro, desejá-lo. Sexo é bom. Mas é dever do casal não deixar a peteca cair. É bom, mas pode ser muito bom, pode ser ótimo, maravilhoso, incrível! Se Deus criou o sexo, e se Ele colocou uma pessoa pra dividir contigo a caminhada, por que não vivê-lo da melhor forma possível? Um sexo "tão" bom pode estar mais ao seu alcance do que pensa! Aproveite!!!

Comentários

  1. Muito bom! Sempre abordando temáticas relevantes, só que dessa vez, com um assunto pensando por muitos, mas, comentados por quase ninguém! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kelly! É bom diversificar os temas! Hehehe. Bjos!!

      Excluir
  2. Que bom que gostou, Amanda!! Acabei de dar uma olhada no seu blog, muito bacana tb! Beijo grande e volte outras vezes!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário