Perguntas e Respostas



Recentemente fiz uma publicação no meu perfil pessoal no Facebook pedindo sugestões de temas ou perguntas de cunho bíblico/teológico para que pudesse escrever a respeito aqui. E recebi essas duas aí! Vamos lá então!


1. Sobre fé

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.' (Efésios 2.8). 'Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.' (Hebreus 11.6). Dúvida: Se a fé não vem de mim, vem de Deus, e sem ela é impossível agradar a Deus, então como O agradar se tudo é por Seu intermédio?" (R. V., Niterói/RJ)

Bingo! Haha. É impossível agradar a Deus - a não ser que sejamos primeiro regenerados e convertidos a Ele - por Ele! O primeiro texto está dizendo que a fé não vem de nós, mas é um dom da parte de Deus. Ok, prossigamos. E o segundo texto não está dizendo que ter fé será ou deve ser uma iniciativa nossa, mas apenas que é necessário ter fé para que possamos agradá-Lo. Não há incompatibilidade entre as proposições dos versículos. Uma vez que cremos (não com o tipo de fé que apenas crê que Ele existe, mas a que também confia em Seu caráter galardoador exatamente por conhecê-Lo) então teremos obras de justiça que O agradarão. E essas obras são duas: os méritos de Cristo que nos são imputados - e é por causa desses tão somente que somos salvos - e as "boas obras que Ele preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2.10), frutos naturais durante o processo de santificação na vida de um salvo. Se dependesse da nossa força para algo estaríamos fritos na frigideira do capeta! Haha. Mas ainda bem que pela graça somos salvos, por meio da fé. Que fé? Fé na fé, acreditar muito, tomar uma decisão meramente humana? Não. Mas salvos por meio da fé chamada pelos teólogos de salvífica - e que só é possível através de um coração transformado. Em outras palavras, "fé para salvação": que é de origem totalmente sobrenatural, uma vez que "mortos nos nossos delitos e pecados" (Efésios 2.5) não poderíamos crer em nada. Então Ele teve que nos "ressuscitar" primeiro. Aleluia! Geralmente pensamos que primeiro temos que ter fé e depois segue-se a regeneração. Mas é o contrário. Primeiro Deus nos transforma, abre nossos olhos, nos dá um coração novo. E só então podemos crer, por ação do Espírito que nos convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8). E só depois então poderemos agradar a Deus! Nós somos primeiro feitos livres por Ele. Livres do quê? Da condenação do pecado. Livres para quê? Para agradá-Lo, para vivermos pro Seu louvor! Costumo dizer que salvação é ação exclusiva de Deus, mas santificação (processo inevitável na vida dos que crêem e foram salvos) é cooperação entre Deus e o homem - e mesmo assim só é possível por Sua graça que nos acompanha.


2. Sobre o amor de Deus

"Posso sugerir como tema o Amor Incondicional de Deus. O fim de semana nas redes sociais parecia uma guerra! Poucos posts que eu li que não diziam para matarmos os nossos 'inimigos', os homossexuais. Que, na verdade, não são inimigos de forma nenhuma. Mas confesso que me senti muito mal por não ver muitos cristãos expressarem o amor de Deus, por não terem aquela atitude ensinada por Jesus em Mateus 5.44-45. A minha sugestão seria essa: de você escrever sobre o Amor do nosso Aba Pai, que é incondicional, seja qual for a opção sexual... e reafirmar o ensinamento de Jesus nos versículos acima." (K. F., Ipatinga/MG)

Eu também me entristeço demais quando vejo cristãos lutando contra os inimigos errados. A Bíblia diz que a nossa luta não é contra pessoas (Efésios 6.12), mas contra as forças espirituais do mal. E que nossas armas não são carnais (2 Co 10.4), mas espirituais! Muitos ficaram chocados com a imitação da crucificação de Cristo por um transexual na Parada Gay de São Paulo este ano. Se sentiram ofendidos, o que compreendo perfeitamente. Também achei de mau gosto, seja qual for o propósito da encenação. Mas aos que zombam da nossa fé, utilizando símbolos que nos são caros, devemos responder com o quê? Com ódio? Não. Mas com amor, perdão e orações. O próprio Cristo, por muito mais que Lhe fizeram, disse: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23.34). É o exemplo de Cristo que devemos imitar! É com o Seu coração que devemos sentir! É isso que constrange o mundo: uma reação e uma atitude de fato cristãs. Olhar com misericórdia, com compaixão. Não se trata de pena, própria de um olhar altivo, mas de um Amor Verdadeiro através do qual nos movemos e existimos. Certamente muitos cristãos, e eu me incluo nestes, têm muito ainda a crescer nesse Amor! Devemos amar os que não conhecem a Cristo e recaem em pecados diferentes dos nossos, por alguns motivos: 1) nós somos tão pecadores quanto eles; 2) estes enfrentam suas lutas e precisam ser acolhidos em suas dores (devemos pedir a Deus sensibilidade para perceber o clamor destes, mesmo em meio a falas e atitudes que nos agridem); 3) o amor de Deus demonstrado pela igreja quebra barreiras e liberta; 4) se pregarmos a Cristo com nossas ações, já que muitos estão cansados de discursos vazios e repletos de ódio e preconceito, então lhes mostraremos O Caminho; 5) primeiro se pisa no Caminho, depois o Caminho te transforma - querer inverter essa ordem é tolice; 6) só Deus sabe a cruz que alguns ainda terão que carregar para que o poder Dele se aperfeiçoe na fraqueza, contudo, nosso papel é dar suporte à vida uns dos outros em amor. Não se trata de concordar ou negar ensinamentos bíblicos para agradar. Não! Mas de vivermos todo o conselho bíblico, primeiro amando e tocando com graça as pessoas. Jesus nos ama - do jeito que cada um de nós somos - e completará Sua obra em nós até aquele Dia! Amém!

Comentários