#2 A Glória da Segunda Casa


Na Bíblia lemos a história do povo hebreu em busca de uma terra prometida. Tiveram que sair do Egito, onde estavam como escravos, e o fizeram debaixo de muitas provações e perseguições. Atravessaram o Mar Vermelho, atravessaram o deserto, atravessaram o Rio Jordão, conquistaram a terra, dividiram a terra. Anos mais tarde o próprio reino é que foi dividido. E o Reino do Sul, chamado também de Reino de Judá, que tinha como capital Jerusalém, passou por maus bocados por volta do ano de 586 a.C.

Em Jerusalém ficava o templo. Era o centro da vida do povo, para aonde afluíam pessoas de todos os lugares. Na época se tinha a idéia de que a adoração só era possível lá. Apesar disso, nessa história, Deus não estava nada satisfeito com a espiritualidade do povo. Eram muito religiosos, mas pouco preocupados com a injustiça social à sua volta. Se sentiam escolhidos por Deus, mas não percebiam que estavam frios na sua devoção mais íntima. Estavam no templo, mas estavam distantes. Por isso Deus permitiu que fossem capturados por uma nação inimiga e o templo destruído e saqueado. "Deus foi mau fazendo isso", alguém pode dizer. Não. Deus permitiu isso para resgatar seu povo de volta pra si. Era necessário. Um verdadeiro processo pedagógico de um Deus que ama.

Setenta anos mais tarde, Deus permite que voltem à sua terra. Teriam que reconstruir tudo de novo com apenas algumas pedras que restaram. Mas Deus já havia trabalhado em seus corações e eles saberiam o que fazer com essas "pedras queimadas" que eles próprios eram. Eles colocaram o ser antes do ter. Sua devoção íntima antes da pública. O amor ao próximo antes da arrogância esnobe. Aprenderam a duras penas em terra estrangeira. E agora poderiam recomeçar.

E o que aprendemos com isso tudo? Deus está sempre escrevendo histórias de recomeços. Sempre! Talvez o final de um ciclo gere incertezas e dor, uma aparente instabilidade, deixe algumas marcas. Mas existe algo para além do rio. Existe algo para além do visível. O propósito disso tudo não é sua destruição, mas sua restauração. Deus te dá novas oportunidades de recomeço hoje, um novo olhar sobre os escombros. A Bíblia diz que a glória da segunda casa foi maior do que a da primeira (Ageu 2.9). Não, o templo não era tão suntuoso quanto o primeiro. Mas a presença de Deus estava lá - e isso que importava! Que a sua vida seja um templo vivo e restaurado para a glória de Deus! Que Nele você creia e viva um recomeço hoje - e todas as vezes que for necessário!

Comentários