#3 Verbete Família

Uma família nos moldes tradicionais (pai, mãe, dois filhos e um cachorro haha) tem virado artigo de luxo. Não porque tenha algo de errado com ela, pelo contrário! Mas porque o mundo anda esquisito mesmo. Deus criou o homem e a mulher para que se unam em amor e deem à luz ao futuro. Não existe futuro fora do amor - e isso passa pela questão física, mas vai muito além dela! O casamento fala de valores, fala de cooperação em prol de objetivos comuns, fala do masculino e do feminino numa relação de complementaridade, enfim, fala de Deus. Então, como não reconhecer no modelo tradicional, que os cristãos reafirmam sim, mas que é naturalmente percebido, o modelo divino de família? Discussões à parte, vamos ao problema.

Muitos de nós não cresceram num ambiente ideal. Eu mesmo, filho de pais separados, senti e sinto na pele a ausência de uma formação com a presença de ambos os pais. E senti no coração a ausência do meu pai. Em vários momentos precisei dele, mas nossa relação era distante, limitada a festas de aniversário e Natal. Claro, outras pessoas cumpriram parte desse papel na minha vida, como meu avô, meus tios, pastores que cuidaram de mim. Ainda assim, reafirmo que a figura paterna é fundamental! Assim como a da mãe é. Cada um destes tem uma contribuição única, um afeto relacionado, um dever para com o filho e o mundo. E quando isso não acontece?

Muitos são filhos de mães solteiras, outros não possuem ambos os pais desde muitos novos, outros possuem ambos os pais mas que são extremamente ausentes, outros ainda foram desde muito cedo assassinados com palavras e marcados com ódio por aqueles que deveriam ter lhe protegido. Alguns formaram uma família e foram traídos pelo cônjuge, ou por fraqueza abriram mão das pessoas que mais amava, ou mesmo fazendo tudo que podiam não conseguiram evitar um divórcio. Eu não sei se você se enquadra em um desses exemplos ou em outro que não citei - e não estou dizendo que você precisa encarar seu modelo familiar atual de todo nocivo pelo simples fato de não se encaixar nos moldes tradicionais. Contudo, queria que soubesse de uma coisa: Deus nunca te abandonou e, se a sua família falhou, ou ainda que você tenha falhado, Ele não falhará com você.

Nem tudo é como gostaríamos, a vida é feita de muitas contingências e consequências de decisões erradas, mas nem por isso seremos eternas vítimas. Há algo novo que Deus quer escrever através da sua vida! Não se trata de reescrever um passado, de provar algo para alguém, de realizar o que você não teve: é muito mais do que isso. Deus quer escrever uma história inteiramente nova através da sua vida e não há limites para o que Ele planeja cumprir. Ainda que podendo reunir peças antigas eventualmente. Nós somos limitados, nós carregamos marcas, nós podemos ter algumas lacunas, mas Ele é suficiente e poderoso para fazer mais do que podemos sonhar. Nós vemos em parte as coisas, mas Ele é Deus e é bom sempre - não esqueçamos nunca disso!

Comentários